Coisas da velhice

Na medida em que envelhecemos, sentimos a cada manhã que alguma coisa ficou para trás. Percebemos que perdemos força, capacidade e atenção. É o sentido inverso da infância, quando a cada dia conseguimos transpor novos obstáculos e descobrimos em nós novas facetas, possibilidades e caminhos novos e desafiantes.

Quando envelhecemos, temos também os nossos desafios. Precisamos nos manter atentos, percebendo de nós muito mais para poder corrigir antes, aquilo que mais tarde pode vir a ser um problema. Se esqueço algo, me esforço para lembrar e observo para ver se reincide o acontecido, para me exercitar, superar e vencer.

Mas a velhice tem também o seu lado positivo. Temos mais conhecimento, paciência e resignação. Estamos prontos para dar de nós mais e oferecer ao mundo parte do amor que temos, para que o mundo se torne melhor. Somos o espelho da humanidade. É em nós que os mais jovens se espelham para ser melhores agora e depois.

Faço da oração o meu caminho e, quando recebo daquele que criei uma prova da sua ingratidão, eu agradeço a Deus, pois sei que estou reequilibrando com o universo dívidas pregressas, que devem ser quitadas, para que no futuro eu possa viver vidas mais plenas e cheias de harmonia e felicidade, aqui ou alhures.