A INVEJA LHES FAZ MAL!

A INVEJA LHES FAZ MAL

*Ricardo De Benedictis

Há poucos dias, conversando com um velho amigo, fiquei sabendo das suas andanças

pelo mundo, mas chamou-me a atenção a sua maneira de encarar A INVEJA.

Conversamos sobre as artes, com ênfase na música, na literatura e na nossa profissão de jornalistas, quando ele segredou-me sobre um grupo considerável de pessoas que vivem e trabalham na sua cidade e que, segundo ele, cultivam a inveja pela inveja. Conversamos um pouco sobre tais pessoas, reconhecidamente medíocres, pois os sentimentos mesquinhos não têm lugar entre aqueles que valem alguma coisa. Os invejosos, não têm tempo sequer para criar, ocupados que andam na procura de algo produzido por outrem para criticar negativamente. O tempo passa para os invejosos, que envelhecem sem nada produzir de útil para a humanidade.

Nossa conversa foi longa, mas proveitosa. Toda vez que encontro alguém que pensa e age como cidadão, que ouve e dá sua opinião sobre os temas abordados no papo, o tempo para. Seria capaz de levar horas e horas a jogar conversa fora, como dizem no popular. Depois de comentarmos sobre os tais invejosos, que existem em toda a parte, aqui, ali e acolá, em determinado momento, o amigo saiu-se com esta: - olha, Ricardo, esse pessoal deve dormir mal, deve ser mal amado, sofre de hiperacidez estomacal, tem bafo de bode e é infeliz. E mais: A INVEJA LHES FAZ MAL.

Pois é: concordo plenamente que a inveja faça muito mal aos invejosos.

Por falar nisso, o amigo em tela descreveu alguns perfis dos invejosos da sua cidade. Segundo ele, tais pessoas vivem para denegrir a imagem de quem aparece na cena artística. Seja músico, cantor, compositor, escritor, ninguém se salva. Talvez esta seja a razão de não terem tempo para produzir e quando o fazem, não obram bem. Daí a lembrança da frase deixada pelo amigo, com a qual intitulei esta crônica: não pode ser feliz quem só pensa na desdita alheia. Não pode ser grande quem tem o pensamento tão pequeno. Não prospera quem é falso, hipócrita e pusilânime. É difícil viver, sofrendo com o sucesso alheio. Deve ser um martírio torcer contra a feliz idéia de alguém e ver tal idéia prosperar. Quem vive sem projetos, porque não sabe se programar, deveria aproximar-se de quem sabe, no intuito de se aperfeiçoar. Aqueles que vivem sem motivação e procuram motivar-se, no afã de assistirem o insucesso do seu semelhante, jamais serão pessoas felizes. E é justamente por isso que ‘A INVEJA LHES FAZ MAL’...

*Ricardo De Benedictis é jornalista e escritor.

Ricardo De Benedictis
Enviado por Ricardo De Benedictis em 05/05/2012
Reeditado em 04/03/2021
Código do texto: T3650650
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.