DALITS: A MAIS BAIXA CASTA INDIANA

_______________________________________________________

 

Este mundo é mesmo estranho. Imagine você, pessoas esvaziando fossas sépticas e carregando os excrementos humanos numa cesta sobre a cabeça; mesmo nos dias de chuva quando a água dilui as fezes que inevitavelmente escorrerão pelos rostos dessas pessoas.

Esse é o caso de Rakesh Sahu  que trabalha limpando esgotos em Calcutá, na Índia. Basicamente, seu trabalho consiste em ficar agachado em um bueiro de aproximadamente dois metros de profundidade, donde saem baratas, ratos e passam  um mar de excrementos humanos e sedimentos. Com uma enxada e uma barra de ferro e usando apenas uma tanga fio-dental, sem luvas ou máscaras, Rakesh esvazia os entupimentos, para amontoar do lado de fora a massa escura, mistura de fezes e tudo o mais que você possa imaginar, que são colhidos por outras pessoas. O trabalho dessas pessoas é jogar os excrementos próximos a uma pequena estrada. Ao fim do trabalho, seus dois colegas ajudam Rakesh a sair do esgoto. Aos 27 anos, casado e com três filhas, Rakesh trabalha a dez anos limpando esgotos, ganhando aproximadamente 100 dólares ao mês.

É o trabalho dos chamados "scavengers", termo inglês que significa, mais ou menos, animais que se alimentam de carniça. Scavengers são dalits, a mais baixa casta indiana e hereditária, ou seja, nascem para trabalhar nas fossas. Muitos morrem envenenados pelo gás metano (fermentação das fezes) que se acumulam nas galerias ou afogados nos excrementos. Pior, na sociedade indiana, ninguém se incomoda com isso.

Pois é, e ainda tem gente que reclama dizendo: "Meu emprego é uma merda". É ou Noé? ®Sérgio.

________________________________________

Se você encontrar omissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me.

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário. Volte sempre!

Ricardo Sérgio
Enviado por Ricardo Sérgio em 09/05/2012
Reeditado em 12/06/2013
Código do texto: T3659170
Classificação de conteúdo: seguro