Calma, paz, igualdade

Algumas pessoas desanimam de fazer os exercícios para tranqüilizar o seu interno, por que demora a ter algum resultado. Os resultados iniciais logo vêm, mas depois deles nos acostumamos e ficamos ansiosos para sentir o aprofundamento do trabalho. Mas é assim mesmo, o “platô” deixa todos impacientes e eufóricos.

Saio todos os dias para passear com o meu cãozinho. Todos os dias ele quer avançar contra qualquer coisa que se mexa, e, todos os dias eu tenho que puxar a guia e o fazer voltar à posição correta. Ele tem nove meses e faz nove meses que labuto com ele para adestrá-lo da melhor forma possível, para que se torne melhor e paciente.

Com a nossa mente é a mesma coisa. Ela se agita por qualquer coisa que acontece no mundo e inicialmente é quase impossível conseguir colocá-la no seu devido lugar. Ela, assim como o meu cãozinho quer estar sempre na frente, conduzindo a mim para ir pelos caminhos que ela conhece, mas ela desconhece o caminho que quero e erra.

O trabalho para o desenvolvimento interno demanda paciência, tempo e muito, muito sentimento de perdão para conosco e para com o nosso próximo. Vamos compreendendo que as pessoas, assim como nós também vivem a sua vida online e tem pouco tempo para escolha, por isso mesmo é tão necessário o silêncio e a paz no coração.