VERBOS

Às vezes tenho a impressão de que os verbos de primeira conjugação foram ensinados apenas às mulheres. Verdade! Observando bem, alguns deles são utilizados exclusivamente por elas. Não é difícil relacionar alguns agora mesmo: falar, sonhar, amar, apaixonar, chorar, esperar, desesperar, gritar, estressar, lavar, passar, cozinhar, depilar, hidratar, massagear, comprar, viajar, namorar, casar, passear (este está associado ao comprar, já que os passeios preferidos são ao shopping), bronzear, engordar (e malhar para queimar as gorduras), menstruar (ah, esse é mesmo exclusivo delas, mas não por gosto e sim por uma imposição biológica). Também podem entrar na relação: fofocar, invejar, falsear e dissimular. Coisa triste é mulher fofoqueira, invejosa, falsa e dissimulada, mas, infelizmente, o mundo está cheio delas.

Já a maioria dos homens parece mesmo ter aprendido somente os verbos de segunda e terceira conjugações. Vejam bem, eu disse a maioria. Isso significa que NÃO SÃO TODOS. Preciso me explicar, antes que os homens se aborreçam comigo. Se você é homem e está lendo essa crônica, por favor, não tire conclusões precipitadas. Agora, se a carapuça servir enfie-a, e faça bom proveito.

De um modo geral, homens não conjugam verbos terminados em “ar”. São poucos os que eles sabem. Conhecem, por exemplo, conquistar, enganar e gozar. É, não consigo me lembrar de mais nenhum. A especialidade deles é mesmo a dos terminados em “er” e “ir”. Alguns são conjugados exageradamente, como comer. Vale lembrar que aqui o verbo comer não se refere só à necessidade fisiológica de se alimentar. Outros verbos que eles são craques em conjugar: esquecer (esquecem a toalha molhada em cima da cama, esquecem de levantar a tampa do vaso, esquecem de tampar o tubo de pasta de dentes, esquecem de limpar os pés no capacho quando chegam da rua, esquecem onde deixam o barbeador e outros objetos, esquecem o copo ou a latinha de cerveja em cima da mesinha da sala e, o mais grave, sempre esquecem o dia do aniversário de casamento); abater (afinal são caçadores); vender (vendem o carro todo ano para obter outro mais novo); torcer (pelo time de futebol); defender (os amigos nas armações e confusões); poder (eles podem tudo, a mulher, nada); beber (alguns passam o fim de semana inteiro agarrados à garrafas ou à latinhas de cerveja enquanto poderiam estar agarrando a namorada ou a esposa).

Agora, nada supera os homens na hora de executar os verbos de terceira conjugação. A relação é grande, mas vou destacar apenas alguns mais conhecidos: trair (é uma das maiores especialidades do sexo masculino), e, associado ao trair estão o fingir e o iludir. Induzir, dirigir (não só o carro, mas a vida da mulher); resistir e fugir (principalmente da palavra casamento); seduzir, bulir (com o coração das mulheres); agredir (esses não são homens, são monstros); proibir (de a mulher ter seus próprios projetos).

Essa é a realidade. Porém, com todos os defeitos e imperfeições, muitas mulheres ainda estão à procura de um homem para “chamar de seu”. E ainda que seja difícil, é possível encontrar um homem que tenha a capacidade de acarinhar, beijar, respeitar, valorizar, compartilhar, confiar, compreender, proteger, surpreender, divertir, sorrir, construir. Enfim, um homem que saiba conjugar todos os verbos, principalmente aqueles que se relacionem com o verbo AMAR.

Jorgenete Pereira Coelho
Enviado por Jorgenete Pereira Coelho em 25/06/2012
Código do texto: T3743824
Classificação de conteúdo: seguro