Fama & Sucesso

    Um dia desses estava conversando com uma amiga no Facebook. Ela me dizia que estava muito feliz por ter uma amiga fazendo sucesso como escritora e pintora.  Ela disse isso devido a umas postagens que fiz da noite de autógrafos, quando do lançamento de meu segundo livro, e de uma exposição de artes da qual participei com uma tela que, modéstia à parte, ficou bem bonita. Achei interessante quando ela disse: “Você está ficando muito famosa!” Eu ri, e respondi que famosa eu seria se fosse “mulher-fruta”, tivesse bundão e peitão, cantasse funk e postasse vídeos no Youtube dançando até o chão.
    Continuamos a conversa rindo muito, mas ela argumentou o seguinte: “A fama muitas vezes é passageira, mas o sucesso fica. As “mulheres-fruta” um dia serão esquecidas. Você não. Seus livros ficarão para sempre." Confesso que fiquei emocionada com essa declaração. E conclui dizendo: “É verdade, já posso me considerar uma imortal, mesmo não fazendo parte da Academia Brasileira de Letras”.
   Depois que nos despedimos, fiquei pensando nessa conversa e resolvi transformá-la em crônica. Minha amiga tem razão: fama e sucesso nem sempre seguem juntos. Há pessoas que são bem-sucedidas e não são famosas.
    O indivíduo famoso é aquele que tem seu nome e sua imagem veiculados nas mídias, que é celebridade. O famoso, de um modo geral, é artista de teatro, de cinema ou da TV, é cantor(a), é apresentador(a), é modelo.Também pode ser um político, um comentarista esportivo, um atleta de futebol ou de outro esporte. E, mesmo que seja raro, pode ser um(a) escritor(a).
    A verdade é que famosos, ou candidatos a famosos, existem aos borbotões. Em muitos casos, não é preciso muito esforço para se alcançar a fama: ter uma bunda grande e se auto-intitular com nome de fruta funciona (mulher-melancia, mulher-morango, mulher-melão); desfilar seminua em Escola de Samba também costuma dar certo; ter um caso com jogador de futebol e, de preferência, engravidar, também é uma boa estratégia; participar de reality shows pode contar pontos; posar nua para revistas masculinas é também uma boa alternativa, enfim, não é preciso usar a cabeça, literalmente. Basta usar o corpo.
    Já as pessoas de sucesso, podem até estar na lista de famosos, mas, quase sempre são desconhecidas do grande público. Geralmente são pessoas que tiveram que estudar muito, trabalhar muito, investir muito para alcançarem seus objetivos. São profissionais de diversas áreas como, professores, médicos, cientistas, advogados, juízes, engenheiros, arquitetos, dentistas, tecnólogos, empresários, economistas, administradores e muitos outros.
    Bem-sucedido é, por exemplo, aquele indivíduo que cresceu enfrentando adversidades como a pobreza, a falta de oportunidades, o preconceito, e conseguiu estudar um curso técnico ou uma universidade e tornou-se um bom profissional. Também é aquele que sempre busca o aperfeiçoamento fazendo cursos de extensão, que participa de congressos, que está sempre buscando qualidade na sua prestação de serviços. É quem investe em conhecimento, quem é empreendedor. É quem tem disciplina, determinação e objetividade, e com isso muitas vezes acaba ganhando muito dinheiro. Alguns conseguem ficar milionários.
    Minha amiga me fez enxergar o óbvio, mas, distraída que sou, ainda não havia percebido. Posso me considerar uma pessoa de sucesso, sim. Posso porque fui capaz de superar muitas situações adversas em minha vida e consegui chegar até aqui. Do ponto de vista profissional, fui bem-sucedida porque consegui concluir a faculdade e trabalhar com o que eu queria. Fiz alguns cursos de aperfeiçoamento durante o período em que lecionava, para que pudesse oferecer um conteúdo melhor à minha clientela, ou seja, aos meus alunos. Depois que encerrei minhas atividades profissionais, passei a me dedicar à literatura e, embora muitos não acreditassem, consegui publicar dois livros. Era um sonho, seria uma grande realização pessoal. E foi. Isso é sucesso, considerando todas as dificuldades que um escritor tem de enfrentar para conseguir publicar uma obra.
    Quando se tem um sonho que se transforma em realidade, é porque houve bom êxito, um resultado feliz. Esse é o significado do verdadeiro sucesso.
    Não posso afirmar que um dia ainda serei uma pessoa famosa, mas, com certeza, já sou uma pessoa de sucesso, mesmo que não tenha fã clube, mesmo que não esteja na capa das revistas, mesmo que não apareça na televisão.  
 
Jorgenete Pereira Coelho
Enviado por Jorgenete Pereira Coelho em 26/09/2012
Reeditado em 27/09/2012
Código do texto: T3903033
Classificação de conteúdo: seguro