PADRE HONORATO

O PADRE HONORATO NASCIMENTO fez o casamento dos meus pais, batizou a todos nós (10 irmãos), casou minha irmã Teresa e a mim mesmo.

Figura esguia, totalmente surdo, tratava todos os meninos por Joaquim.

As suas missas e Atos Litúrgicos eram ditos em Latim, até a sua aposentadoria.

Nenhum ouvido, por mais privilegiado que fosse, conseguia entender seu sotaque corrido, a não ser algumas palavras, a exemplo de secula, seculorum, amem, agnus dei, Regina Celi letare aleluia...

Não era melhor o seu sotaque em português. Não havia quem acompanhasse suas orações, ditas numa velocidade supersônica...

Em Poções nos dias da centenária festa do padroeiro Divino Espírito Santo, os casamentos e batizados são até hoje realizados em filas enormes.

Numa dessas ocasiões, bem posicionado, ouvi as atropeladas palavras do sacerdote ao fazer um casamento:

- Seu José dos Anzóis aceita como sua legitima esposa Ana Joaquina até que a morte os separe?

E o noivo, distraído, exclamou - Hein?

Ao que o padre continuou:

- D. Ana Joaquina, aceita seu José..

...e o casamento foi consumado.

O Padre Honorato tomava partido em tudo o que acontecia na cidade. Em tudo ele dava palpites e costumava utilizar-se do púlpito para criticar pessoas e ações, a ponto de dizer em um sermão, entre outras blasfêmias, qúe

- As únicas moças de família que têm bom procedimento em Poçôes, são as filhas de Corinto Sarno...

Desta feita o pobre sacerdote ofendeu até a própria família Sarno que tinha outras moças em seu seio.

O constrangimento jamais foi esquecido pelo povo e muitas famílias deixaram de freqüentar a igreja...

Outro fato interessante sobre o Padre é a acusação de que ele, tempo sem fim, olhava através de possantes binóculos, as pernas das meninas-moças que faziam educação física no pátio do colégio, há cem metros da sua janela...

Ricardo De Benedictis
Enviado por Ricardo De Benedictis em 02/08/2005
Código do texto: T39676
Copyright © 2005. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.