TRAGÉDIAS & MENTIRAS

Ano após ano, acontecem tragédias na região sudeste/sul, bem como nas regiões norte/nordeste. No sul/sudeste, as chuvas de verão com as enchentes; no norte/nordeste, alagamentos e seca. Esses eventos, tidos como naturais, em alguns casos não são tão naturais assim. A falta de prevenção, a irresponsabilidades dos cidadãos e dos governos municipais, estaduais e federal, são fatores recorrentes. E isso tudo tem piorado nos últimos anos, quando a pregação da ‘mentira’ institucional custa menos aos governos estaduais e federal que a liberação das verbas consignadas para amenizar as perdas e danos dos cidadãos, causados por tais situações.

Desde 2009, segundo os noticiários veiculados (e não desmentidos pelos governos estaduais e federal), as verbas anunciadas por tais entes federativos não foram liberadas e/ou aplicadas in toto, mas apenas em 30% de seus valores nominais. O mesmo governo que anuncia pela mídia que vai aplicar ou que está liberando milhões e bilhões de reais para atender as regiões afetadas, ‘esquece’ dos seus deveres, passados alguns meses. E as parcelas liberadas, de alguma forma, tomam outros destinos, muitas das vezes, as contas dos gestores desonestos, que são muitos...

Duque de Caxias, município encravado na região metropolitana do Rio de Janeiro, tinha uma tragédia anunciada. Desde o mês de setembro a prefeitura local deixou de coletar o lixo doméstico que foi se acumulando fazendo daquela cidade um verdadeiro lixão comunitário. Com as chuvas, o lixo acumulado impediu as águas de tomarem seu curso natural e aí vieram os desabamentos, famílias tomadas pelo desespero a perderem seus pertences, conquistados com anos e anos de trabalho. O gestor ou gestores, responsáveis por tais eventos deveriam ser presos, trancafiados em cadeias de segurança máxima, sem direito à fianças, quem sabe servissem de exemplo...

Mas... voltando aos governos, nem o governo do Rio e muito menos o governo federal cumpriram suas obrigações, deixando uma nova tragédia acontecer para o governador e o ministro irem de helicóptero ‘verificar’ os danos e depois deitarem falação sobre providências a serem adotadas, mesmo que todos saibamos que as enchentes dos anos anteriores não tiveram cumpridas as promessas feitas pelos mesmos ‘cara-de-pau’... É de estarrecer tanta falta de pudor!

Quanto à seca, as obras de transposição das águas do rio São Francisco já consumiu toda a verba que teria de ser gasta até o final e nem chegou à metade. Apenas os batalhões de engenharia e construção do Exército Brasileiro cumpriram o seu cronograma de obras!

Será que o julgamento do Mensalão de nada serviu para chamar os irresponsáveis à responsabilidade?

Por outro lado, há populações inteiras no nordeste e no sudeste, aguardando as casas prometidas para quem perdeu tudo com a seca e/ou as enchentes. O Banco do Nordeste está ajuizando ações de cobrança e mandando centenas de pequenas propriedades rurais à leilão. É certo que se continuar no ritmo atual, o BN será o maior proprietário de terras do nordeste, em pouco tempo e a população rural desalojada e sem qualificação vai se instalar nas periferias das cidades, engrossando as estatísticas da violência e da droga...

A continuarem as atuais políticas públicas, o Brasil candidata-se a ser a ‘Grécia de hoje’ num próximo amanhã. Isso se o Mundo não acabar antes, segundo previsões de antepassados mais incultos que nós e que pereceram, justamente pelas agressões perpetradas contra o meio-ambiente...