OITO MILHÕES DE MACONHEIROS
 
 
Deu na TV, que nem diz a matriarca de uma família pela qual dispenso muito carinho e respeito. Me apropriando do seu jargão digo que deu no Jornal Hoje, de ontem. Que segundo as pesquisas, “no Brasil existe oito milhões de maconheiros”. Segundo a reportagem foram os que disseram que já fizeram uso da diamba, e ainda, responderam que fazem uso de maconha e cocaína dois milhões de usuários.
A ênfase sobre o dado que 62% dos entrevistados responderam que fizeram uso antes dos dezoitos anos. Na telinha apareceu como fonte a UNIFESP. Se não tiver outra e salvo os enganos é a Universidade Federal de São Paulo.
Vou contestar os dados da pesquisa. Eu nunca fui entrevistado se fiz uso de qualquer tipo de droga, e você que está lendo? Já respondeu? Na dúvida vem a imaginação fértil do escrevente, essa pesquisa foi feita no Acre? Em Roraima? No Chuí? Vou arriscar a responder, acho que não. A dúvida aumenta quando mais se aprofunda. Qual consumidor de qualquer substância entorpecente se declara usuário? Você conhece alguém que diz que é maconheiro? Que de vez em quando dá uma cheirada numa fileira de coca? Quando vejo esse tipo de notícia na TV sempre me pergunto quem é o verdadeiro interessado nessa notícia? No caso, seria o traficante que pode vislumbrar um maior investimento? Uma entidade que diz que cuida dos drogados e com essa pesquisa poderá pedir mais dinheiro do governo? Ou será que por aí vem uma campanha publicitária trilionária patrocinada pelo Governo Federal e realizada totalmente por uma única emissora de TV? Ou ainda, uma gorda verba para combater a droga que nunca combate? Vou esperar pra conferir, guardei o vídeo e se for o que imagino em seis meses “a cobra vai colocar a cabeça de fora.”
O mais cômico, se não fosse trágico, foi o detalhe que os jovens foram os maiores consumidores, respondendo que antes dos dezoitos anos fizeram uso. Pergunta-se: alguém conhece um usuário que depois de velho começou a usar maconha? Um coroa que depois de realizar tudo na vida e ao caminhar para o declínio desta decidiu abreviar a passagem, é de uma idiotice grandiosa essa pesquisa, se é que houve uma pesquisa.
Por fim, pegaram uma jovem e a senhora sua mãe para mostrar como fica a pessoa que faz uso da droga, o antes e o depois. Outra pergunta: alguém conhece um único usuário dessa droga de droga que é gordo, bem parecido, forte, com aparência de bem nutrido? Pelo amor de deus, aí foi demais para minha pouca inteligência.
A partir de agora, considerando os dados da tal pesquisa, passarei a olhar com desconfiança para as pessoas, explico: o Brasil tem aproximadamente 194 milhões de habitantes, tirando os idosos, as crianças, os índios, os presidiários, deve sobrar uns cem milhões, então quer dizer que em média 10% da população usa droga, em cada dez um é maconheiro. O pior de tudo isso é que deu na TV, de onde as pessoas comum se abastecem “de conhecimento” e propagam aos demais. Oito milhões de maconheiros, haja maconha para abastecer esse mercado brasileiro.