COMO SABER SE ESTOU APAIXONADO?
 
 
Para tentarmos responder esse auto questionamento precisamos primeiro saber do que estamos falando, afinal de contas o que é paixão? Será que podemos tomar como regra o que nos ensina o manual? Ou será que existe exceção e para cada um a paixão é diferente? Complicado esse assunto, mas vou tentar dizer o que eu penso acerca de tão polêmico substantivo feminino.
Sem querer ser o dono da razão, ou da sabedoria, vamos colocar aqui os cinco primeiros resultados para a paixão: “1. Impressão viva; 2. Perturbação ou movimento desordenado do ânimo; 3. Grande inclinação ou predileção; 4. Afeto violento, amor ardente; 5. O objeto desse amor.”
Vamos misturar todas as afirmativas anteriores e tentar dizer tudo em apenas uma única frase: seria uma sensação prazerosa, incontrolável, em face de alguém, e que nos leva a anulação das nossas próprias vontades? Sim ou não? Então vamos tentar uma outra: é uma sensação, inexplicável, que nos toma por completo, nos levando a abdicar dos próprios desejos naturais em face do outro com a intenção de fazê-lo feliz? Acertei? Sim ou não? Agora vou tentar mais uma e última vez: é um sentimento que surge em nosso coração, sem explicação, que nos leva a agir sem a razão em face do outro?  Se não for nenhuma das afirmações anteriores eu deixarei por conta de vocês, já acabei meu estoque, por hora, de definição da paixão.
Certa vez ao assistir um filme, que passava uma cena em uma sala de aula universitária, quando a professora pediu que alguém definisse paixão! Alguns tentaram, mas ao final a professora usou a seguinte expressão: “na verdade não se consegue explicar o que significa paixão, sabemos apenas de uma coisa: é bom pra caramba!” essa foi a definição que aquela professora deu aos alunos, em outras palavras no seu raciocínio é difícil definir, mas que é bom é!
Com meus cinquenta e dois anos, fui casado, tive algumas namoradas e atualmente estou só, mas posso nos mínimos detalhes relembrar de tudo que vivi, com cada uma das filhas de Eva. Nunca desejei ser ex marido, muito menos ex namorado, sempre idealizei uma vida comportada e voltada para a paz com a companheira. Mas infelizmente, nessa vida os relacionamentos são difíceis, e certas vezes terminamos sendo negligentes e em consequência ficamos sozinho.
Mas quando se pensa que não se quer mais envolver com ninguém, lá vem de novo aquele sentimento sem explicação que começamos a sentir por uma determinada pessoa, e agora o que fazer? Será que estou novamente apaixonado? Se o que tivermos sentindo for idêntico ou parecido com um dos substantivos já descritos certamente estamos.
Não vejo a paixão como algo ruim para quem sente, para quem está apaixonado, mas as consequências é que poderão ser danosas. E se a pessoa pela qual se está apaixonado vier com aquela conversa que tem o maior respeito por você e que se não der certo jamais vai querer perder sua amizade! Aí se existia alguma paixão ela vai pelo ralo, porque todos sabem que essa é a forma de se dizer não, sem querer machucar o outro, digamos assim, a saída pela tangente.
Embora se corra o risco de receber um não e de certa forma ficar sem rumo, sem chão, mesmo assim se apaixonar é o máximo, é algo incontrolável, que quando menos esperamos já estamos vivendo, ou vai querer dizer que você nunca esteve apaixonado, ou talvez esteve e nem sabia que estava, acontece.
Sabido agora como é paixão, o que sentimos, e como ficamos, acho que estou apaixonado, mas por enquanto pela vida, vou continuar trabalhando muito, escrevendo, aos sábados passeando de moto, aos domingos de carro, correndo no parque, quem sabe dia desses eu tropece em alguém que se apaixone por mim e eu por ela, e juntos, possamos viver uma grande paixão.