POR QUE LUTAR PELA VIDA?
 
 
Lutar pela vida é o que fazemos desde quando acordamos até quando vamos dormir, todos os dias, incansavelmente, mesmo porque se pararmos é um mau sinal, podemos estar mortos ou quase agonizando esperando a morte chegar.
Mas por que lutar pela vida se o futuro é a morte? Que loucura seria essa de lutar por algo que ao final seremos vencidos? Qual então seria o objetivo dessa luta? Costumo dizer que na vida temos duas certezas: que Deus existe e que a morte é certa. Porém, se você falar com alguém sobre a morte logo essa pessoa se afasta de você, chamando-o de negativo. Para o bem da verdade ela por ter pavor da morte o que é compreensivo prefere escondê-la embaixo do tapete e deixar pra enfrentar quando a hora chegar.
Aprendemos ainda criança que tudo será vivido em volta do dinheiro, somente o dinheiro será o tudo. Sem ele nada seremos no máximo meros miseráveis, os excluídos da sociedade, porque nessa vida social somos o que temos quem nada tem nada é. Não quero dizer que todos tenham esse conceito, podre.
Quando se é pai fala, quando se é filho se ouve: isso não podemos comprar; o papai não tem dinheiro; isso não é pra você. Assim começamos a entender que o tal do dinheiro é o tudo. E devemos lutar por ele, enquanto vida tiver. Engraçado, dinheiro e vida sempre estão juntos. Será então que a luta pela vida seria a mesma coisa que a luta por dinheiro? Porque com dinheiro podemos ter quase tudo, digo quase porque com ele não podemos comprar vida eterna.
Desde cedo aprendemos que na vida tudo é difícil, portanto, temos que nos preparar para enfrentá-la, e esse enfrentamento somente poderá acontecer quando você estudar, se formar etc. caso assim não decida fazer poderá ser condenado antecipadamente a viver na pobreza e assim terminar seus dias.
Mas a luta continua incansavelmente, o homem busca a riqueza para com ela poder suprir seus filhos de tudo o que for necessário e, muitas vezes, até do que não é necessário. Acumula o que pode, não importando, algumas vezes, o que ele tenha que fazer para poder acumular uma montanha de dinheiro. Acontece que quando se usa de meios escusos pra conseguir o tal do dinheiro ele logo desaparecerá, pois como a vida não é eterna e dificilmente seus filhos repetirão os meios que lhe trouxeram a riqueza, essa vai fugir de suas mãos, salvo se os filhos cometessem os mesmos erros do pai, digo erro porque certamente aquele que assim enriqueceu é um infeliz.
Então se pergunta: do que adiantou tanta luta, tanto sofrimento, tanto medo, tantos inimigos se ao final não conseguirá sair vivo da vida? Se tudo que veio proveniente de extorsão, ameaças, falcatruas e outros crimes, estarão fadados ao desaparecimento! Nessa vida já vi de tudo. Certa vez ao conversar com um novo rico, lhe perguntei quem iria herdar todo seu patrimônio que não tem uma origem muito certa, ele desconversou e mudando de assunto não respondeu minha pergunta. Mas meu filho que estava ao lado depois completou: isso tudo vai acabar, ele não tem ninguém que dê continuidade, principalmente usando dos meios que ele usa.
Ora, então pra quê tanta luta e tanta riqueza? Se já sabemos que a morte nos espera! E do que adianta acumular tanto se não existe “enterro com mudança”.
Em vista de tudo o que foi dito, ouso responder por que lutar pela vida: Deus, o Criador nos deu uma pequena mostra do seu poder, nossas vidas. Porém, quando nos fez colocou um limite em cada vida, com a única intenção de nos fazer entender que por aqui tudo é passageiro, rapidinho, que de nada adianta juntar coisas, mas viver de forma simples. E de fato devemos lutar pela vida, porque enquanto vida tiver, poderemos encontrar o verdadeiro sentido dessa luta, a vida eterna.