CONFIANÇA
 
 
 
Consultando o manual léxico, a palavra traz as seguintes afirmações: s. f. 1. Coragem proveniente da convicção no próprio valor; 2. Fé que se deposita em alguém; 3. Esperança firme; 4. Atrevimento; 5. Insolência; 6. Familiaridade. Perceba que começa com a coragem, ou seja, para ter confiança temos que ter coragem. Mas por que precisamos ter coragem, ora, pelo simples fato de esperarmos no outro o resultado dessa confiança.
 
Confiar quer dizer acreditar, ter certeza na palavra do outro, aí que mora o perigo, se no livro dos livros está escrito: “maldito do homem que acreditar no outro”. Então como fazer para confiar em alguém? Diz o dito popular que a confiança se conquista, e na maioria das vezes depois de anos demonstrando ser uma pessoa que de fato merece confiança.
 
Na minha forma humilde de pensar, costumo dizer que sempre vamos confiar conforme queríamos que alguém confiasse em nós, em outras palavras, se sou de confiança posso confiar nos outros. Mas por outro lado, se posso cometer deslizes o outro também está passivo de cometer, voltamos então a estaca zero. Será que seria melhor então confiar desconfiando? Complicada essa situação.
 
De fato a confiança é proveniente de uma série de situações que nos leva a acreditar piamente no outro, que ele não seria capaz de arquitetar, planejar, ou simular uma situação para nos “passar a perna”, seja em qualquer sentido da palavra, começando pelo relacionamento amoroso até o comercial. Aquele que recebeu a confiança e a jogou no lixo, certamente vai receber mais adiante o seu pagamento, é a tal da “lei da plantação: somente se colhe o que se planta”.
 
Dizem que as mulheres são mais confiáveis, dignas de receber um maior crédito, talvez por serem fiéis a seus propósitos, mas isso não quer dizer que seja uma certeza absoluta, poderá haver aquelas que não mereçam sequer receber sua dedicação como homem, o que dizer então de comercializar algo com ela? Mas também existem mulheres que você pode, que nem dizia minha mãe, entregar ouro em pó, com a certeza que todos os grãos serão devolvidos.
 
Durante essa vida de relacionamentos humanos, tenho buscado me aprimorar em como descobrir se o outro é de confiança, costumo simular uma situação e esperar qual seria a atitude do outro, certas vezes foi chocante o resultado, em outras fiquei feliz por constatar a confiança merecida, principalmente pela situação proposta que era muito tentadora ao deslize. Mas confesso que isso não quer dizer que sempre obterei o resultado desejado, posso quebrar a cara mais adiante.
 
Costumo dizer que prefiro confiar a desconfiar, porque viver desconfiando não se vive, se sofre, imagine ter que ir trabalhar e ficar pensando onde sua companheira estaria? Ou ter um sócio que a cada dia demonstra maior posses enquanto você trabalha e não consegue ter uma folga financeira? Para mim se não confiar prefiro deixar passar, melhor viver na certeza do que sofrer pelas incertezas.
 
Já tive muitas decepções nessa vida, mas também já decepcionei, confesso, joguei fora a confiança que em mim depositaram, os meus desejos individuais foram mais fortes, mais convincentes, o que me fez sofrer depois. O pior disso é que voltando ao momento não consigo entender porque fiz o que fiz, e também, não dá pra desfazer o que foi feito. Com o passar dos anos aprendemos que primeiro devemos ser dignos de confiança, para depois cobrarmos a mesma confiança do outro. Vou continuar confiando nas pessoas, até que elas provem ao contrário.