Ritual Diário

Ritual diário

Percebi uma coisa interessante hoje. Acho que já tinha percebido e comentado isso antes, mas percebi hoje de novo e, se já comentei, quero comentar mais uma vez. Apesar das reclamações cada vez mais frequentes de que as pessoas largaram Deus (ou os deuses) e tal, que não vão mais nas igrejas, que são uns hereges e vão pro inferno ou qualquer coisa assim, bem, apesar disso tudo, as pessoas continuam sendo muito religiosas, sabe. A diferença é que ultimamente as pessoas passaram (sem perceber) a cultuar o deus ônibus. Calma. Não quero criticar religião nenhuma (nem mesmo a falta dela). Quero apenas comentar que as pessoas esperam o ônibus com tanto fervor e pedem tanto para que ele tenha espaço suficiente para que elas entrem (e mais, que aconteça o milagre de ir sentado) que nós possuímos um ritual, uma cerimônia, ou qualquer coisa do tipo para esperar o ônibus. E existe uma coisa muito bonita nesse ritual: não há um celebrante. Não há celebrante de tipo nenhum. Mais bonito que isso: todos esperam juntos e celebram juntos o milagre do ônibus vazio. Comemoram e ficam felizes, mesmo que não tenha sido o seu. Tem uma inveja gospel do colega que conseguiu pegar o ônibus vazio e pensam "ah, que menino abençoado, espero que o meu venha assim!". Se bem que também há um certo egoísmo, por que todo mundo quer subir primeiro. Há os que preferem as seitas alternativas, tipo um alternativo, um táxi ou uma carona. Existem aqueles ateus que passam andando e odeiam mortalmente o deus ônibus e nunca seguirão seus preceitos (pelo menos é o que dizem). E claro, aqueles que reclamam do deus ônibus não ajudar mas continuam seguindo o culto e esperando esperando o milagre. Enfim, não é muito diferente das religiões que o povo segue. Felizmente, ou infelizmente (não sei ainda), ainda observo e participo desse ritual todos os dias.

Dija Darkdija

Dija Darkdija
Enviado por Dija Darkdija em 22/07/2013
Código do texto: T4399372
Classificação de conteúdo: seguro