O PREÇO DA PASSAGEM AÉREA
 
 
 
Hoje cedo me deparei com uma pequena chamada no noticiário que brasileiros estavam indo para a Europa fugindo do frio e para aproveitar o calor europeu. Parece coisa de exibicionista, já que estamos num “país tropical abençoado por Deus”, então pra que ir tão longe? Explico a seguir.
 
Observe que os valos absurdos das passagens dentro do nosso próprio país é um acinte, para ir de Brasília para Fortaleza, trabalhar, tenho que desembolsar quase R$3.000,00 reais. Com esse mesmo valor posso ir para os Estados Unidos com um acompanhante, para a Europa, gastaria apenas R$2.000,00 ainda teria hum mil reais para as despesas com hospedagem. A pergunta que fica é o por que de tão alta tarifa?
 
As empresa bem que tentam justificar, mas não conseguem e os órgão de fiscalização fazem “vista grossa” fingem que tudo está certo e portanto, não cabe reclamação. Eu entendo que a ganância do empresário fala mais alto, talvez, eles tentem recuperar o que perderam em apenas dois meses de trabalho. Ora se aqui tudo pode, inclusive colocar o preço que bem entendem então pra que órgão de fiscalização?
 
Na outra ponta, os hotéis também arrancam o couro do hóspede, é a tal da alta temporada, turista a vista, mais um pato que cai. Ao que parece há uma combinação, frio no sul, sudeste, centro oeste os potenciais turistas fogem do Brasil, claro que não estão fugindo do país, mas dos gananciosos que ao contrário de “temperar” seus lucros tiram o escalpo sem dó nem piedade.
 
As empresas de aviação, as mais requeridas, já que as terrestres e marítimas ficariam para um segundo plano, considerando o tempo de viagem, ao contrário de manter um preço com certa variação suportável, extrapola o máximo da coerência, como justificar uma passagem que normalmente custa R$750,00 ida e volta, para os R$3.000,00 reais? Não tem matemática financeira que justifique.
 
Depois ficam chorando aos quatro cantos dizendo que não têm lucro e que os brasileiros decidem gastar com as empresas aéreas internacionais, mas como pagar tão caro para ficar dentro do próprio pais? É um absurdo, mas apenas para se ter uma ideia, um amigo que vem do Maranhão descobriu que ficaria mais barato ir para Buenos Aires e depois para Brasília, ainda seria R$400,00 mais barato.
 
Como discorrido anteriormente, plenamente justificado para os brasileiros que decidem gastar fora do país, já que “o carro chefe do turismo” a passagem aérea, está super cara. E onde fica o Ministério do Turismo? Não vá me gozar e dizer que fica em Brasília! Os tecnocratas ao contrário de buscar incentivar o turismo local, incentivam o turismo para o exterior, deixando de aqui aumentar a riqueza, criar postos de trabalho, e principalmente levar o dinheiro para outros países.
 
Por fim, em maio deste ano, a Presidente Dilma, em um discurso em Uberaba, conforme relato da Folha de SP, prometeu que o governo vai subsidiar passagens aéreas, e que ficariam os preços equivalentes a passagem de ônibus. Das duas uma: ou os preços cairão vertiginosamente ou ninguém mais vai andar de ônibus, vamos esperar pra ver!