SÉRIE FIGURAS DA BAHIA: WALTER 'GALINHA MORTA'

Temos o bom hábito de passar pela Alameda Lima Guerra com intenção de rever os amigos que, por sua vez, fazem daquele logradouro comercial uma espécie de ponto de encontro. E assim, neste final de inverno de 2013, depois de ir à Câmara de Vereadores, dei um pulinho até o local. Como sempre, lá estavam os amigos Movér, Medici, Luciano e outros.

Em determinado momento fui abordado por um homem de paletó e gravata que procurava pelo amigo comum Ronaldo Pinto, cuja loja está em reforma. O Medici apressou-se em informar onde se encontrava o Ronaldo ‘bigode’ e eu, que já achava o interlocutor uma pessoa conhecida, perguntei-lhe o nome. Ele assim respondeu: Sou o Walter Leone e sou advogado em Ilhéus.

Imediatamente fiz uma viagem no tempo e retornei ao ICEIA, em Salvador, nos anos 1950 e aquela figura que me pareceu familiar, era justamente o ex-colega de 3ª e 4ª séries de ginásio, Walter Leone, do curso noturno do ICEIA – Instituto Central de Educação Isaias Alves, no Barbalho. Agora faltava lembrar do seu apelido que me fugia à memória. É certo que os apelidos eram comuns àquela época e as pessoas eram identificadas com todo tipo de alcunha. E aí perguntei: Walter, qual era seu apelido na escola? Ele, respondeu incontinente: Walter “Galinha Morta”.

O Walter “Galinha Morta” sempre gostou de trajes avançados para a época. Vestia-se à carioca. Paletó diferente da calça, sempre combinando, com detalhes de cortes dos lados, uma espécie de ‘blaser’ dos nossos tempos.

O apelido ‘galinha morta’, atribuo ao costume de adquirir bens com o vendedor necessitando de desfazer-se por necessidade financeira, baixando o preço e, por isso mesmo, o comprador pagando um preço bem abaixo do mercado. Apesar da mudança de costumes, ainda é comum dizer-se; fulano comprou tal bem, mas foi muito barato; uma verdadeira ‘galinha morta’.

Pois bem, O Walter Leone é advogado em Ilhéus e aproveito para recomendá-lo a quantos necessitem de serviços advocatícios na ‘capital do cacau’, uma vez que o velho ex-colega sempre foi um cara decente, de comportamento probo. Registro seus telefones em Ilhéus: (73) 9979-3781/9101-8524/8853-9108.

Ricardo De Benedictis
Enviado por Ricardo De Benedictis em 17/09/2013
Reeditado em 04/03/2014
Código do texto: T4485381
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.