SE DEU ERRADO, NÃO INSISTA
 
 
Desde jovem trago dentro de mim um sentimento que toda vez que tento fazer alguma coisa e dá errado, paro e reflito sobre o por que de ter saído errado. Certa vez recebi a incumbência de comprar um determinado produto e não achava, retornei e disse ao interessado, mas ele insistiu e terminou numa grande confusão. Depois de homem outra vez insistia em ultrapassar um veículo, mas era trancado. Por pouco não fui morto por um container que rolou na pista, parando por dois metros. Naquele dia, dei meia volta e fui pra casa deitar e sorrir com meus filhos.
 
Essas “dicas” que não sabemos de onde vem nos ajuda a continuar a viver e por assim dizer, seguir o caminho natural, sem as mudanças voluntárias por nossas vontades. É comum sempre querermos impor nossos desejos em tudo, nos negócios, nas relações afetivas, no amor, sempre queremos que tudo aconteça conforme desejamos, mas certas vezes terminamos por perder o que tínhamos por que queríamos “forçar” um destino que não nos pertencia. Em outras palavras, terminamos por perder o que tínhamos por não querer e nem saber ceder, esse verbo difícil de conjugar.
 
A insistência em determinada coisa nem sempre quer dizer força de vontade, desejo, pode ser também o início do fim. Claro que, é louvável, quando se firma um pensamento positivo em algo que se deseja, mas como já disse, é melhor às vezes questionarmos se Deus quer aquilo para nós. Penso que, se for para nós vai acontecendo naturalmente, sem a necessidade de forçarmos nada, seria como aquela namorada que você a conheceu por um acaso e terminou por casar e ter filhos e viverem um grande amor. Ou aquela batida do seu veículo que o atrasou e fez com que você perdesse o voo que caiu.
 
A insistência em qualquer coisa que de certa forma nos prejudica deverá ser revista, por que deveria insistir em algo que de início já começa me trazendo aborrecimento? Como eu, que queria ultrapassar e insistia em jogar o veículo sobre o outro! Se tivesse conseguido teria me dado muito mal, quem sabe partido para o juízo final. Portanto, antes de insistir, devemos trocar o verbo por refletir. Já tive muitas outras experiências quando insisti em algo que apenas me dei mal, mas é incrível que não aprendemos, esquecemos rapidamente o que deveríamos sempre trazer na mente e aplicarmos em nossos dia-a-dia.
 
Insistir é totalmente diferente de persistir, apesar do manual léxico trazer um como sinônimo do outro, mas na minha forma humilde de pensar digo que: insistir é teimar sem refletir; persistir é insistir com coerência, medindo as consequências. Por fim, melhor mesmo é tentar entender os fatos ao nosso redor, o que eles querem ou estão nos dizendo, se é para eu insistir ou desistir do intento, porque enquanto há vida, há solução para tudo. Se está dando errado, reflita e repare, se continuar dando errado, pare, dê meia volta, e vá ser feliz de outra forma.