NARIZ NA TESTA
 
Ontem tomei um susto com uma reportagem que está rodando o mundo, a imagem é chocante, causa arrepios, um senhor chinês com um nariz na testa. Parece coisa de ficção científica, mas não é. Trata-se da inusitada experiência médica de um grupo de cirurgiões plástico chineses: “O paciente Xiaolian, de 22 anos, sofreu um acidente de carro em agosto do ano passado, quando teve um trauma no nariz. Depois de vários meses, a infecção, que não foi tratada adequadamente, corroeu grande parte da cartilagem do nariz, tornando a reparação impossível para os cirurgiões.
A equipe do hospital na cidade de Fuzhou, na província de Fujian, decidiu, então, construir um nariz artificial para substituir o original. Isso foi possível graças ao implante de um expansor de tecido da pele no formato de um nariz na testa de Xiaolian. Cartilagem retirada da costela do paciente também foi utilizada na construção do órgão artificial.
Cirurgiões afirmam que o nariz tem um bom formato e que a cirurgia de transplante pode ser realizada em breve, segundo relatos da mídia local.” Fonte G1.
 
A imagem é de causar arrepios, porém, se tudo transcorrer na mais perfeita harmonia a ciência sairá vitoriosa e, claro, mais ainda o paciente. Vindo da China ao que parece tudo é possível, eles estão muito longe à frente de outros países, mas no que diz respeito a copiar e reinventar produtos eletrônicos, em se tratando de medicina é a primeira vez que vejo tal notícia. Se eles podem refazer um nariz, daqui mais um pouquinho farão membros e órgãos do corpo humano. É a China chegando em outro mundo da ciência, dessa vez a Biológica. Vamos aguardar para dar os parabéns pelo sucesso, ou pelo menos pela tentativa de resolver um problema de saúde humana, já que não temos membros ou próteses na prateleira do supermercado.
 
Espero que nesse seguimento a China tenha muita cautela e ética, já que eles são taxados de pirataria em outros seguimentos. Espero não me deparar daqui mais uns cinco anos com a duplicação de seres humanos. Fica o registro.