EXPERIÊNCIA X COMPETÊNCIA
 
Experiência de vida é muito importante, claro, mas nem sempre experiência necessariamente está anexada com muita idade. Pode ser que determinada pessoa tenha muita idade, mas em determinado assunto nenhuma experiência. Assim também, pode acontecer que determinada pessoa tenha pouca idade, porém, muito experiente em determinado assunto, muitas vezes até ensinando muita gente com mais idade. Recordo com alegria uma certa vez que um conhecido queria aprender a manusear um computador que ele acabara de comprar, mas segundo suas afirmativas “era analfabeto digital”. Então levei a pessoa que podia lhe ajudar, na época meu filho de apenas 10 anos. Ele se ofendeu, mas depois se rendeu porque o menino sabia mesmo e poderia muito lhe ajudar, e ajudou.
 
Na profissão de advogado sempre ouvimos dizer que determinada pessoa é muito experiente, às vezes dou risada, porque quem afirma não tem formação jurídica, portanto, não tem capacidade de avaliar quem tem. Pior ainda é, que certas pessoas, costumam falar o que ouviu alguém dizer, se esse alguém tinha competência para avaliar aí é outra história. É notório que juízes, ministros, e outros quando se aposentam correm para advogar, vendem uma imagem que tem muita experiência e que, portanto, como advogado tem muita chance de vencer a lide. Mas para o bem da verdade, esses profissionais no “seu fim de carreira” pouco escrevem, suas assessorias é quem rala para fazer as decisões, ao final, no máximo dão aquela olhada e confirmam ou mudam alguma coisa. Infelizmente, é assim que funciona a coisa, mesmo porque seria impossível ler todos os processos e escrever as decisões.
 
Quando jovem senti na pele ter que disputar com outros técnicos uma vaga de emprego, sempre optavam por aquele de mais idade, embora não tivesse maior capacidade que eu, muito contrariado tinha que aceitar. Já algum tempo, venho confirmando o que sempre acreditei, que a experiência e competência podem andar juntas, mas em certos momentos podem estar em dois pontos equidistantes cento e oitenta graus, que o diga os últimos concursos para juízes, procuradores, promotores etc. Onde não quer saber de idade, salvo ao final em caso de empate técnico, mas querem saber sim de competência. Algum tempo vi a mais jovem juíza desse país, salvo engano, uma senhorita com 26 anos, dei muita risada, ali me senti “vingado”, uma jovem demonstrou que mesmo sem anos como operadora do direito teve capacidade técnica para ultrapassar quem tinha.
 
Assim acontece em todas as profissões, que o diga os criadores da Google e de muitas outras empresas que foram inventadas do nada por mentes jovens brilhantes. Costumo dizer que competência não está naquela universidade específica, muito menos nas pessoas que estão de cabelos brancos, mas sim naquele que tem compromisso, primeiro consigo mesmo, depois com seus clientes tomadores dos seus serviços. Porque nessa vida, a competência está relacionada com persistência, responsabilidade, zelo, firmeza, qualidade, dignidade e honra, porque somente alguém com tais qualidades pode ser competente. Para mim, competência é a mesma coisa que consciência. Por fim, também é verdade que determinada pessoa com cabelos brancos que durante sua vida toda tratou sua profissão com honradez, tanto tem experiência como competência, contratá-lo será como ter a própria excelência ao seu inteiro dispor.