QUANTOS QUILOS DE COCAÍNA?


Hoje, os jornais e a mídia em geral, noticiam de norte a sul a apreensão de um helicóptero, automóveis, e a prisão de quatro pessoas que transportavam bastante cocaína. Mas o maior destaque é que o helicóptero apreendido é de uma empresa que pertence a um deputado mineiro, que seu pai é senador da república. Agora a coisa ficou mais que feia, só nos falta isso, o parlamento envolvido com traficantes.

Mas o que me chamou a atenção foram os desencontros de informações dos veículos, uns dizem que foram apreendidos 455 quilos, outros 443, outros 442, alguns 400, e ainda um que diz que foi apenas 450. De sorte que não sabemos mesmo quantos foram os quilos, e o pior de tudo isso é que o helicóptero, um Robson só tem autonomia para levantar voo com no máximo 420 quilos de carga útil, logo, percebe-se o equívoco.

Como se não bastasse a quantidade de droga apreendida ainda surge algumas versões para quem efetuou a apreensão, uns dizem que foi a Polícia Militar, outros que a Polícia Civil soube e montou uma espera, outros dizem que foi a Polícia Federal inclusive atribui uma declaração a um delegado. Afinal não se sabe quem fez a apreensão, mas pelas fotografia do ato do flagrante percebe-se perfeitamente ser a PM, que recebe nossos parabéns.

O engraçado de tudo isso é a declaração dos proprietários do helicóptero, que afirmam que o piloto detinha as chaves e escafedeu-se pelo céu a passear com a aeronave e como estava sem ter o que fazer foi transportar essa grande quantidade de entorpecente, não vou afirmar com precisão porque não vi o laudo pericial. Mas pelo visto nas fotografias a quantidade é considerável, o bastante para matar muita gente pelo vício.

Continuando as declarações, o advogado dos proprietários foi enérgico ao afirmar que o piloto, agora preso como traficante, foi demitido da sua função por justa causa, e ainda será denunciado por furto qualificado. Segundo o advogado ele furtou a aeronave para transportar a droga. Tal declaração é de nos causar risadas, mas ele deveria ter sido mais claro quanto a justa causa, e o furto: se detinha as chaves era de confiança! portanto, não existe furto! quanto a transportar a droga e ser preso aí é outra história, seria essa a causa justa da demissão, ter sido preso?

É comum vermos situações parecidas, onde os envolvidos em descobertas de tráfico dizerem que não sabiam e nem sonhavam com essa história. Me recordo de uma quadrilha de traficantes presos no Amazonas que refinavam droga numa boate, que tinha como nome, BRILHO, que coincidência, um dos envolvidos ficou de fora da cadeia, jurava de pés juntos que nada sabia. Agora imagine se alguém vai transitar por meio de produtos químicos e nada vai sentir ou saber.

Mas afinal, quantos quilos foram apreendidos? Vamos ter que esperar o laudo para podermos informar ao povo, mas isso pouco interessa, queremos saber de quem era a droga, e se todos pagarão pelo crime, ou ficará apenas no jogo de empurra para os mais fracos, vamos aguardar o desfecho.