Faça o que eu digo e não o que eu faço

  As pessoas têm a péssima mania de ditar normas. Acreditam que o que é bom para elas, obrigatoriamente, é bom para os outros. Não é bem assim. Sugerir, dar conselhos e dicas é uma coisa, impor é outra.
 Quer ver um exemplo? Há algumas pessoas que vivem me dizendo: “Você tem que parar de fumar!” Ora bolas, eu sou uma pessoa esclarecida e sei o quanto o cigarro é prejudicial à saúde. Mas a decisão de parar depende única e exclusivamente de mim mesma, e eu só vou parar quando eu sentir vontade e estiver determinada a isso. É burrice? Pode ser. Mas não adianta fazer discurso antitabagista porque isso só me irrita e me dá mais vontade de fumar.
  Eu também não concordo com tantas coisas que as pessoas fazem e, no entanto, não fico atormentando-as para deixarem de fazer. Eu poderia encher o saco delas com muitas perguntas:
  - Por que você não para de tomar remédio pra dormir sem prescrição médica?
  Conheço muitas pessoas que se entorpecem com Rivotril, Lexotan, Diazepan e outras drogas por automedicação. Sabe-se que esses medicamentos também causam dependência, além de vários efeitos colaterais.
  - Por que você não para de beber cerveja todos os dias?
  A cerveja, como qualquer outra bebida alcoólica, também causa dependência e, a longo prazo, pode causar cirrose hepática, quando não câncer em diversos órgãos. Eu gosto de cerveja, sim. Mas, bebo em festa, churrasco, eventos, e isso não acontece sempre.
  - Por que você não para de se entupir de massas, doces e refrigerantes?
  Altas taxas de triglicerídeos, colesterol e glicose tem a ver com hábitos alimentares inadequados. Tudo isso também, muitas vezes, causa danos irreversíveis ao organismo. Mas tem gente que adora comer essas coisas todos os dias, dispensando verduras e legumes que são mais saudáveis.
- Por que você não para de tomar sol nas horas em que ele é mais prejudicial?
  Sabe-se que o sol é importantíssimo para a produção e absorção de vitamina D, mas ficar se bronzeando entre 11h00 e 16h00, como você gosta de fazer, é agressão ao corpo e pode causar câncer de pele – o melanoma é um dos piores tipos de câncer que existem.
 - Por que você não para de comer compulsivamente, faz uma dieta e uma atividade física, já que está se sentindo tão gorda (e está de fato)?
- Por que você não para de reclamar da vida e de se estressar por qualquer motivo? Já observou que você passa a maior parte do tempo se queixando da chuva, do sol, da falta de dinheiro, da inflação, da política, do seu trabalho, do seu marido (ou da sua esposa), dos seus parentes, do seu vizinho e de tudo o mais, porque todos estão errados e só você está com a razão?
 - Por que você não para de falar mal da vida alheia e pare de se incomodar se um cara é gay, se a fulana está saindo com homem casado, se a beltrana está namorando um cara rico interessada na grana dele, se sicrano divorciou e aquela outra está namorando uma mulher? Preconceito também faz mal à saúde, sabia?
 - Por que você não para com essa neurose de limpar a casa sem parar, vendo sujeira até onde não existe, e fica o dia inteiro lavando, lustrando, desinfetando, desengordurando, esfregando? Preste atenção que isso pode ser TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo).
 - Por que você não sai da frente da televisão, não deixa de assistir a todas as novelas e faz outras coisas interessantes?
  Eu gosto de novelas, principalmente a das 18h00, mas não deixo de fazer outros programas por causa disso.
 - Por que você não para de navegar na web apenas por algumas horas pra ter tempo de curtir as coisas do mundo real?
  O vício no acesso à internet tem sido considerado um dos grandes problemas da sociedade atual. Estudos revelam que, apesar da interatividade das redes sociais, as pessoas estão se isolando cada vez mais e perdendo a qualidade nas relações afetivas pela falta do contato físico.
 - Por que, enfim, você não toma conta de sua própria vida e perceba que também tem uma porção de defeitos e falhas? Ou será que você é como a maioria que pratica aquele velho ditado: “Faça o que eu digo e não o que eu faço”?
  É mesmo muito difícil lidar com o ser humano. Talvez eu também seja difícil, mas de uma coisa eu tenho certeza: não digo a ninguém o que deve e o que não deve fazer. Cada um que cuide de si e que Deus tenha piedade de todos.
 
 
 
Jorgenete Pereira Coelho
Enviado por Jorgenete Pereira Coelho em 17/12/2013
Código do texto: T4615112
Classificação de conteúdo: seguro