O ‘ADEVOGADO’ BOQUETA
 
 
Muita barbaridade se vê nesse brasilzão cometida por aqueles que se dizem operadores do direito, não se sabe como determinadas pessoas conseguiram uma credencial de advogado, ou muitas vezes até sabemos, eles acostumados a corromper meia dúzia de canalhas que se prestam a vender títulos e documentos aceitam o dinheiro e entregam as credenciais para esse tipo de gente. Em toda profissão sabemos que têm os bons e os maus, os quais eu os classificaria como os que estudaram, que tem ética e a turma que comprou, que copiava trabalho dos outros, que comprava as provas antecipadas, e ainda os que no dia das provas estavam todos tatuados com as possíveis respostas.
 
Conheço um desses idiotas que diz que é PhD no direito, porém, não sabe nada da matéria, vive a perguntar de quem sabe e termina metendo os pés pelas mãos. Diz que houve prescrição do crime que cometeu de estupro, mas por não ter segurança pede para seus amigos não deixarem julgar o mérito, depois fala de trânsito em julgado de apelação, coitado, não entende nem da área penal muito menos da cível. O mais ridículo é a jurisprudência que alguém diz para ele que serve, sim, porque ele mesmo não faz a menor ideia de qual jurisprudência se encaixaria no caso. Mas nas rodas de amigos quando se fala em direito sempre tenta aparecer como conhecedor da matéria.
 
Coragem mesmo tem quem contrata esse tipo de “profissional”, mas o que fazer se não se sabe da matéria e conhece alguém que tem uma carteira de advogado? Aí fica difícil, mas costumo dizer que se pode verificar da mesma forma do currículo, ou seja, para ser empregado apresentamos um currículo com nossos dados e qualificações, o advogado você pode consultar nos sites dos tribunais as causas que ele defendeu e venceu, lá se pode ver se ele foi advogado somente dele mesmo se defendendo das calúnias que proliferou contra pessoas inocentes, ou se de fato defendeu muita gente que teve sua vida aviltada por determinada situação.
 
Dia desses uma dessas “mercadorias” que tem credencial de advogado, e se insurgiu como patrono dele mesmo, porque somente um louco o contrataria como advogado, fez uma petição para um juiz pedindo a execução da sentença, disse ele na sua podre peça jurídica que havia transitada em julgado a decisão, embora houvesse pendente de julgamento um embargo de declaração que suspende totalmente os prazos processuais. Ele foi motivo de muita risada nos meios jurídicos, serviu de chacota, como sempre digo, todo aquele que se apresenta com aquela petulância de ser o tal e na verdade não passa de um coitado o chamo de boqueta, aliás, esse termo é mais usado aqui no centro oeste, mas agora passa a ser também usado no norte, especificamente no Amazonas. Cuidado ao contratar advogado, é sempre bom observar se ele não responde a processo de estupro da própria sobrinha, se não é ex traficante, se nunca comprou diploma falso, se não tem uma carteira de jornalista falsa, fica o aviso.