Liberdade com responsabilidade

Somos livres em nossas escolhas, mas eternamente escravos das consequências.Daí a importância de não confundirmos liberdade com libertinagem. Porque cada má ação, terá uma má consequência.Daí a importância de termos a consciência de que a liberdade com responsabilidade, com maturidade, gera consequências positivas.

Muitas vezes nos horrorizamos com as notícias de estupros por exemplo, que ocorrem cada vez mais, bem como com a gravidez precoce de adolescentes, e esquecemos que tudo isso é fruto de uma liberdade inconsequente, que não mede as consequencias dos atos do presente que trará as consequências negativas no futuro.

Os meios de comunicação auxiliam muito nessa má formação de comportamento social. Gera com isso uma visão dos mais jovens principalmente, errônea , sobre valores, moralidade, projetos de vida, sonhos , idade e hora pra tudo acontecer em suas vidas. Por sermos livres em nossas escolhas é que todos nós devemos faze-las positivas, autruístas, construtivas e solidificadas em bases amorosas, fervorosas, humanitárias e espirituais.

O ser humano é um ser que vive em eterna mutação, principalmente nos nossos tempos onde existem muitas escolhas, muitos caminhos que parecem lindos, coroados de brilho, de êxito, de pompas e aparatos. É tão fácil escolher não fazer nada pelo irmão, não estudar, não trabalhar. É tão mais fácil praticar o sexo quando der na telha, sem planejamento, sem cuidados e preocupações , mas é tão drástica as consequencias de tais atitudes., que ferem o ser humano para toda a sua existência.

Como sofrem depois do ato consumado. Poderiam estar se preparando para uma vida de conhecimentos, de vivência serena, lídima, sem ter de apressar as fases da vida. Tudo tem sua hora para acontecer. A vida segue um ciclo rotineiro para todos nós. Cada um a sua maneira passa pela infância, pela juventude, pela maturidade, pela velhice, mas todos passam, todos e com sintomas semelhantes, sendo diferente apenas em classe social, usos e costumes e sexo, mas ninguém escapa de passar por estas fases normais da vida do ser humano.

Só que essa mania de confundir liberdade com libertinagem faz com que muitos tentem pular essas fases, e isso gera complicações e decepções graves. Por isso a sociedade está impregnada de problemas. Cabe a cada um de nós fazer escolhas positivas, mais corretas, seguindo o exemplo dos mais vividos, dos mais experientes e repassar para todos quanto pudermos.

Os pais devem priorizar os valores da vida para seus filhos. Observar mais atentamente o que eles vivenciam, através dos meios de comunicação, das companhias, dos locais que frequentam. Os filhos por si só têm que aprender a aceitar que os mais velhos podem ajudar na sua passagem pelas fases de suas vidas. Os nossos governantes, os donos da mídia obrigatoriamente deveriam preocupar-se em programas culturais, programas que possuam uma educação voltada para o positivo, a paz, o respeito, a responsabilidade, o aprimoramento do ser em sua totalidade.

Somos livres em nossas escolhas, mas eternamente escravos das consequências, que na maioria das vezes, nos aprisiona em nossas escolhas libertinas, dissolutas,licensiosas.

milizinha
Enviado por milizinha em 24/04/2007
Reeditado em 20/05/2011
Código do texto: T461894
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.