A culpa

O mais improfícuo de todos os sentimentos é a culpa. É um sentimento que nos traz absolutamente nada e nos oferece coisa nenhuma, de jeito nenhum e quanto ao qual nada podemos fazer, pois ele está relacionado sempre ao passado, por isso desvencilhe-se dele imediatamente, agora neste ano que está começando. Prometa a si mesmo que de jeito e de forma nenhuma vai alimentar este sentimento a partir de agora, vai, no entanto, sempre que necessário olhar os seus erros de frente e mudar, isso sim!

Devemos olhar para nós argutamente. Buscando compreender os nossos deslizes, falsetas e atrasos sem receio, procurando corrigir imediatamente, sempre que encontrarmos quaisquer atitudes erradas em nossos comportamentos sociais. É assim que se constrói uma vida proba e uma existência produtiva.

A culpa só nos trava e nos deixa para traz, perdemos nela tempo e espaço, pois ficamos remoendo coisas improfícuas e sem sentido. Essa atitude vai minando em nós o nosso amor próprio, que, no caso, já é escasso, visto que pessoas que alimentam culpa gostam muito pouco de si mesmas, pois quem tem alto estima, jamais vai perder tempo com um sentimento tão pobre.

Devemos viver as nossas vidas, cada momento, como se fosse aquele o último de nossas vidas. “Um homem andava pela floresta quando viu que dois tigres atrás dele. Começou a correr chegando então a um penhasco. Viu uma videira e começou a descer por ela, quando olhou para baixo viu que um dos tigres tinha dado a volta e o esperava embaixo. Decidiu então o homem esperar para que eles cansassem e fossem embora. Quando, no entanto, olhou para cima viu dois ratos roendo a videira, viu também ao seu lado um suculento morango. Pegou o morango calmamente e se deliciou com ele”.

Busquemos então desfrutar a vida com intensidade, mas para isso é necessário nos livrar dos empecilhos que nos impedem de chegar ao nosso destino e a culpa é um dos maiores.

Devemos sim, nos esforçar para olhar o nosso próximo com amor e ser justos em nossas atitudes. Desta forma bem pouco teremos a nos repreender, mas se apesar de todos os nossos esforços cometermos alguma falha, aprendamos a lição e prossigamos incólumes em direção ao sucesso que nos aguarda.

O mundo é dialético, sendo assim é um universo de escolhas sempre factível de erros, por isso sejamos sempre misericordiosos conosco e com o nosso próximo.