A DOCE ILUSÃO DO ANO NOVO
 
Os seres humanos são esquisitos mesmo, inventam de tudo e para tudo, dão nome a tudo e quando algo é de seu interesse logo arrumam uma "desculpa" para justificar seus atos. Inventaram como contar o tempo, deve ter sido alguém que precisava viver das histórias, do passado, ou será que alguém tem outra justificativa para se contar o tempo? Claro que todos terão uma resposta, imagina o que seria de nós se não tivéssemos um calendário para relembrar o tempo de outrora?
 
Uma coisa é contar o tempo, agora dizer que o ano é novo e tudo será felicidade, que vamos resolver os problemas, que o débito bancário vai sumir os problemas serão levados pelo mar, que tudo vai se resolver com a simples virada da página do calendário, doce ilusão. E chegando a ser engraçado todos sabemos disso, mas, insistimos em permanecer desse jeito, quem seria louco de ficar em casa dormindo ou trancado enquanto todos lá fora gritam, esbravejam, soltam fogos?
 
A comemoração vem de Roma, de um decreto do imperador Júlio César, o primeiro de janeiro era festejado o dia de Jano o deus dos portões. Que deus poderoso, a festa pegou e pelo visto ainda vai perdurar até o fim dos tempos. Engraçado isso, hoje com a tecnologia podemos saber isso em segundos, no passado apenas festejávamos e nem imaginávamos o que de fato estávamos festejando. Aqui já "tirei onda" com o apresentador de TV que diz: "é sexta-feira", agora chamo para reflexão do ano novo, que de novo só tem o nome.
 
Mas como não podemos fugir a regra, não queremos ser chamados de malucos, de mal-humorados, ermitãos, vamos fazer o seguinte: fingiremos que estamos felizes pela virada do calendário, que estaremos extasiados com a queima dos fogos, que tudo será festa, que estaremos um ano mais novo, que nossos cabelos começam a escurecer, que estaremos mais magros, que nossos únicos inimigos foram atropelados pelo trem, que nossos negócios deram certos e assim por diante. "vai que cola", pensamento positivo está provado que se confirma.
 
Porém, se por cargas do destino você está passando por confusão, encontrou pela frente um psicopata, um desgraçado que tenta te levar para o buraco junto com ele, mesmo porque só de ser psicopata ele já está no buraco, despreze-o, ele é a escória e logo estará no inferno. Contorne esse “obstáculo”, procure viver coisas simples e boas, caminhe no parque, contemple a natureza, veja sempre o lado bom que Deus te deu, é de graça. Sorria o quanto puder, solte a gargalhada, ainda que seja do escorregão do amigo, da garçonete que recolheu o prato enquanto você se abaixou para amarrar o cadarço do sapato, faz parte da vida, sorria.
 
Brincadeiras à parte, espero que os seres humanos felizes, assim como eu sou, façam uma corrente de pensamentos positivos, não para festejar Jano, mas um novo tempo, uma nova fase em suas vidas, aproveitem para se esvaziar de todo mal, jogue tudo no mar do esquecimento, seja positivo, não esquecendo de agradecer a Deus por tudo que conseguiram na vida, pela saúde, pela condição de ir e vir, pelos sonhos que certamente se tornarão realidades, olhe para trás e veja como você é um felizardo. Que no novo, possamos ser precisos: no amor, na bondade e no perdão, sejam felizes em 2014.