UM TIRO NO ESCURO
 
 
Não é título de filme, muito menos letra de música, mas uma sugestão sobre a vida quando se busca o desconhecido, isso mesmo, o futuro. Todos nós sempre estamos a contar com alguém ou com algo que esse alguém vai fazer por nós. Na verdade sempre estamos sós, louco é quem acredita que pode sempre contar com esse certo alguém.
 
Um tiro no escuro é como o futuro de cada um, pode ser que acerte o alvo, assim como pode errar. Mas então o que fazer para, digamos assim, mais ou menos acertarmos? Boa pergunta, aliás, ótima pergunta, com certeza absoluta, quem muito já viveu deve saber uma resposta bem próxima da certeza, porque a certeza somente Deus para nos responder.
 
Um tiro no escuro é o dia de amanhã, por isso, melhor mesmo é vivermos o hoje, o agora, nada de ficarmos contando com o ovo naquele lugar. Faça hoje o que se pode fazer hoje, não deixe para depois, esse negócio de deixar para mais tarde é conversa de preguiçoso, e preguiça é um dos sete pecados capitais.
 
Bem a propósito temos uma empresa de comunicação que em sua música de fim de ano canta o seguinte: "hoje, é um novo dia de um novo tempo que começou... Todos os nossos sonhos serão verdade, o futuro já começou...". Letra na minha humilde forma de ver a vida, acertadíssima, em outras palavras, corrija-me se estiver errado, o autor é bem claro ao dizer que se deve viver o presente, o agora, fazendo uma paródia com aqueles que sempre querem viver o futuro.
 
já disse e repito que a melhor coisa é vivermos o presente, ou melhor, vivermos nossa vida conforme andamos, passo a passo, isso não quer dizer que não devemos sonhar e planejar. Podemos viver o presente e planejarmos um futuro coerente, aquilo que de fato depende de nós e apenas o mínimo do outro, não se pode apostar todas as fichas num caça níquel querendo ficar rico, podemos perder tudo e inclusive a esperança.
 
É bem melhor termos os pés no chão do que nas nuvens, e se tudo der errado, como um tiro que foi dado no escuro e acertamos quem não devia ser ferido? Das duas uma: ou ligamos uma lâmpada para melhor vermos à frente do que arriscarmos ferir o inocente e perdermos o tiro. Embora drástica a comparação, mas bem real.
 
Se fossemos dotados de um sentido que nos permitisse ver no futuro, que nem aquele filme da 'viagem no futuro' seria ótimo, ou não, quem quer saber quando e onde vai morrer? Eu não quero, prefiro pensar na vida, quando chegar a hora que chegue. Quem quer saber se vai se acometido de alguma doença? Com certeza ninguém. Saber do futuro não é nada bom, salvo se o futuro fosse apenas de coisas boas.
 
Portanto, e concluindo a crônica, melhor é deixarmos o futuro para depois, também não darmos tiro no escuro por aí, vamos devagar, porque já tivemos pressa, vamos pausadamente, suavemente, vivendo os dias como se fossem os últimos de nossas vidas, chega de dar tiro no escuro, melhor mesmo é nem darmos tiro e nem arriscarmos nessa vida, vivamos o hoje, o agora e vamos ser felizes.