Agradecimento e perdão

Em uma das palestras mais surpreendentes que assisti em minha vida, ouvi o palestrante falar sobre perdão e agradecimento. Em geral, perdoamos por que somos compassivos e reconhecemos a limitação humana, mas esquecemos que nós mesmos erramos muito em nossas vidas. Mesmo considerando que a existência pudesse de fato se limitar a este espaço tacanho no qual nos expressamos aqui no mundo, em uma única e inútil vivência, precisamos entender que não temos o direito de perdoar, pois este é um atributo do Divino.

Na verdade, temos que agradecer, por mais terrível que seja a atitude do agressor. E isso pode ser de fato um horror, por que vemos na vida situações de extrema violência, muitas vezes sem motivo nenhum.

Mas tudo tem um sentido e nada é por acaso. O que fazemos hoje acolhe uma resposta para o futuro, indubitavelmente. E aquele que muitas vezes é um algoz no nosso caminho, está apenas sendo um instrumento para que possamos purificar o nosso caminho pela senda perene, pela qual somos andarilhos eternos.

“Amai ao teu próximo como a ti mesmo”. Eu sofri perseguições, fui injustiçado, enganado e traído algumas vezes, mas por ter aprendido a perdoar, perdoei. No entanto, eu sempre senti que este perdão de fato me colocava em uma situação cômoda, pois eu podia e tinha a capacidade de perdoar. Aos meus olhos, a minha alma era grande e eu tinha um sentimento tão puro, que era capaz de remitir os possíveis inimigos e os olhar amorosamente.

No entanto, quando assisti a esta palestra, percebi o quanto estava enganado. Não posso perdoar, por que não sou Deus para fazer isso, mas posso agradecer a oportunidade que estou tendo de me superar e me redimir das agressões, desvios, traições que perpetrei durante toda a minha existência nas vidas que vivi no mundo.

No instante em que comecei a ouvir aquele “sermão”, eu ouvia as palavras de Jesus. Quem com ferro fere com ferro será ferido. Aí então eu pedi perdão a Deus pelos meus pecados, por que eu como alma caminhei muito tempo pelo mundo, de diversas formas e em muitos momentos fui injusto, maledicente e cruel com muita gente.

Quando temos o poder em nossas mãos acreditamos que somos deuses e que nada pode nos acontecer. Esquecemos até mesmo que vamos morrer um dia. Assim, olhemos para a vida com mais humildade e agradeçamos, oremos pelas almas no mudo e silenciemos os nossos pensamentos tão carentes de vingança, cobrança e...