Nova idade

   Um novo ciclo começa em minha vida. Estou feliz, apesar de mais um ano. Agora são cinquenta e sete anos. Parece que foi ontem que completei sete, dezessete, vinte e sete... Nossa, a vida e o tempo não dão moleza, não! Eles me dizem o tempo todo: "Viva, viva, viva! Aproveite, não fique aí parada, não fique aí pensando. Só pensando. Faça alguma coisa, já, agora. Crie, escolha, lute, conquiste, realize. Se algo não der certo, ainda assim, não pare, não desista, comece outra vez. Recomece quantas vezes forem necessárias. Você pode, você é capaz. Deus acredita em você. Acredite também em você. Vamos, continue, vai fazendo, refazendo, desfazendo se for preciso, mas não pare. Pense que o universo precisa de você, de alguma forma ele precisa de você, porque você é parte dele. Não permita que lhe podem os sonhos, não abra espaço para as coisas destrutivas. Nem coisas nem pessoas. Você é alguém especial, sim. Não deixe que lhe digam que você não é importante. Você é importante: pra Deus, pra sua família, pra seus verdadeiros amigos. Portanto, continue a ser como você sempre foi: importante. Não se esqueça de sorrir. Seu sorriso é necessário porque as pessoas que gostam de você, gostam de ver você sorrindo. Se tiver de chorar por alguma razão, ou por nenhuma, chore. Chorar faz parte. Mas não demore muito chorando. Você nasceu pra sorrir, pra passar alegria, pra se divertir e divertir quem estiver ao seu redor. Vamos, "menina", não desanime. Ainda mais agora que você chegou aos cinquenta e sete, a nova idade, a novidade, embora seja uma idade pra lá, muito pra lá de nova. Não demora chega aos sessenta, aos setenta, portanto, aproveite a energia que ainda está aí. Aproveite a lucidez, a inteligência, o conhecimento, sua memória privilegiada, com a graça de Deus. Faça bom uso de sua capacidade intelectual porque você sabe que aos poucos irá perdê-la. Também aproveite muito desse coração que ainda bate forte, que se emociona, que se apaixona, que ainda não esqueceu o significado da palavra amor. Não deixe os músculos parados, dê a eles uma dança - samba, rock, reggae -, porque é disso que eles mais gostam. Não deixe a música parar. Não, não deixe. Se a música foi sempre sua melhor companheira, continue a ouvi-la. Mesmo nos dias tristes, mesmo uma música triste, pois ela poderá ajudar você a refletir e tomar decisões. Você sabe que sempre foi assim. Fale, fale muito, fale mais, porque conversar faz bem, mas não fale mal de ninguém, porque isso não acrescenta nada em sua vida. Faz bem é dialogar, trocar ideias, experiências, sugestões, opiniões, mas sempre respeitando o outro, ainda que o outro não tenha a mesma opinião que a sua. Também não se esqueça de ouvir as pessoas. Isso também é muito importante: saber ouvir. Às vezes, a gente só precisa ouvir, e já estaremos ajudando a alguém que precisa ser ouvido.
   "Vamos, "menina", não olhe para trás, você já percorreu mais da metade do caminho. Então olhe pra frente, siga, vá. Procure não tropeçar, preste bem a atenção para desviar das pedras. Sim, ainda existem muitas pedras na estrada, mas você pode desviar, ou contornar, ou retirar. Só não desista. Faça tudo que estiver ao seu alcance pra valer a pena, cada momento, cada dia, cada ano que você ainda tem pra estar aqui deste lado."
   E é assim que a vida e o tempo falam comigo. Nesse novo ciclo que está começando eu só tenho uma certeza: que não devo me esquecer de escutá-los, todos os dias, porque a sabedoria somente com a vida e com o tempo conseguimos alcançar.

* Jô Coelho *
Jorgenete Pereira Coelho
Enviado por Jorgenete Pereira Coelho em 29/04/2014
Reeditado em 29/04/2014
Código do texto: T4787569
Classificação de conteúdo: seguro