Série: FIGURAS DA BAHIA - O cãozinho "TOTÓ" DO RIO VERMELHO

Foto: Anselmo Vasconcellos/Legenda:Totó é um exemplo de disciplina e respeito.

Por incrível que pareça, coube a um ator da Globo - Anselmo Vasconcelos (ZORRA TOTAL), a quem tivemos o prazer de conhecer, registrar em sua objetiva a imagem de "Totó", um cão de rua, cujo nome pode até ser outro. Tratando-se de 'cachorro de rua', um vira-latas, e apenas no intuito de registro, estamos designando-lhe o cognome de 'Totó'.

Entre o Largo e a Igreja de Santana, no Rio Vermelho, na velha cidade do São Salvador, nas imediações da colônia de pescadores e a praia, justamente onde se realiza anualmente a 'Festa de Yemanjá', um fato inusitado vem chamando a atenção dos mais observadores. Segundo o cineasta Beto Magno, ele foi informado deste fato pelo cantor/compositor Tato Lemos e daí por diante passou a acompanhar os passos do animal.

No local existe uma sinaleira para veículos e pedestres. Causa espécie a atitude racional de Totó que acompanhado de várias pessoas ou sozinho, só atravessa o 'sinal' quando está 'verde' para os pedestres. Vai à praia, deita-se, enrosca-se na areia, depois arrisca banhar-se nas águas mornas da Baía de Todos os Santos, volta-se, descansa um pouco para depois seguir o caminho de volta, sempre obedecendo 'criteriosamente' o sinal verde dos pedestres.

Quantos humanos transgridem tais regras! Até quando os pedestres humanos olham e atravessam o 'vermelho', ele não os acompanha. Pára. E só quando o sinal abre em verde é que ele atravessa. Uma lição que deveria ser tema para escolas de crianças e adultos neste país de pessoas mal-educadas.

Achamos que Totó merece uma homenagem especial já que está um pouco velho e poderá desaparecer a qualquer hora, como é normal.

Nota: Anselmo Vasconcellos, ator global (ZORRA TOTAL), enviou o texto a seguir com a foto do Totó para o cineasta baiano, Beto Magno. Só a sensibilidade de artistas para detectar o cotidiano, despercebido para a maioria absoluta da população. Parabéns, caro Anselmo.

"Meu amigo Beto Magno, cineasta da Bahia, me pediu esta foto que fiz na orla do Rio Vermelho, Salvador- Bahia.

Estava chegando a Salvador a convite de Beto e Rada Resedá para participar de um show, me hospedaram no Rio Vermelho e quando fui ver... a praia este cachorro passou por mim na orla. Parei no sinal para atravessar e ele também parou, quase ao meu lado. Atravessamos e ele , tranquilo como Bruce Lee, subiu na murada à sombra da amendoeira e ali ficou. Fiz esta foto e Beto, qdo viu, me contou que ele é famoso e este lance é um hábito dele.

Ae está meu querido amigo e parceiro da Bahia."

Ricardo De Benedictis
Enviado por Ricardo De Benedictis em 30/04/2014
Reeditado em 27/12/2014
Código do texto: T4788579
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.