FILHO DE PEIXE, PEIXINHO É?
 
 
Essa é uma das generalizações burras na minha forma de ver a vida. Diz esse dito popular que o filho estaria fadado a seguir a profissão do pai, como se os filhos fossem somente capazes de seguir o patriarca. Mas como disse, isso foi no passado, porque está provado que, ainda bem, os filhos, não são clones dos pais, são descendentes e apenas carregam o DNA dos pais, logo, filho de engenheiro com professora poderia ser ambos ou uma mistura de ambos, ou nenhuma das afirmativas anteriores, poderia ser músico ou qualquer outra profissão. Estou falando sobre isso porque recebi um comentário “anônimo” onde o “comentarista” queria desqualificar a mim e minha filha, mas vindo de quem veio só recebe meu desprezo, mas em homenagem a certo criminoso contumaz decidi comentar o assunto.
 
Ora, profissão é tudo que é feito como ofício, é a ocupação principal de onde todas as pessoas descentes, através dela, ganham seu pão de cada dia. Observe que precisa haver decência, não importando se a profissão é de alta relevância, mesmo porque não precisamos estudar para sermos gari, mas deixa esses nobres pararem um dia que você percebe o quanto são importantes para todos nós. É verdade que os filhos, hoje em dia, não querem e nem precisam seguir os pais, seja profissionalmente ou moralmente, ainda bem, porque se assim fosse estávamos perdidos. Imagine o que seria de nós se os filhos seguissem essas pessoas: criminosos que são pedófilos; compradores de diploma falso; aqueles que praticam extorsão; os traficantes; os ladrões; os formadores de quadrilha; os portadores de documentos falsos; considerando que esses “criminosos são profissionais dessas áreas”, palavras de certo advogado.
 
Percebe-se então que o dito está ultrapassado, ainda bem. Por outro lado, se filho de peixe só pode ser peixe não é preciso que a piranha seja seguida por sua filha, ela pode escolher seguir outro rumo, que não devorar o primeiro peixeiro que aparecer à sua frente. Temos várias piadas dos filhos que seguiram seus pais e decidiram não agir como eles, agiram com ética, decência, causando estranheza aos pais, como o médico que curou a enfermidade, o advogado que soltou o preso, o padeiro que aboliu o bromato e assim por diante. Mas também têm filhos que vivem em outro mundo, num mundo somente seu, onde ninguém entra, inclusive o pai criminoso, pelo destino ele veio diferente, embora deve-se servir de exemplo para o pai que traz o crime no sangue, mas não é visto dessa forma, é tratado como se culpa tivesse de ser da maneira que é. Para os filhos, inclusive para os meus eu digo: siga em mim o que eu tiver de melhor, o que for errado, asqueroso, condenável, me questione e me indique o caminha da decência, virá esse questionamento como um aviso dos céus.