PESQUISA É O CÂNCER DAS ELEIÇÕES!

INSTITUTOS DE PESQUISA FICARAM (MAIS UMA VEZ) DESMORALIZADOS APÓS ELEIÇÕES

Como o brasileiro tem memória curta, os institutos de pesquisa deitam e rolam nas ocasiões pré-eleitorais. Faturam alto, deste ou daquele grupo e os resultados são altamente suspeitos.

Urge uma legislação que impeça a divulgação de pesquisas a 30 dias das eleições. Elas são nocivas pois induzem o eleitor ao voto em ‘quem estiver à frente’, com a preocupação de ‘não perder o voto’.

Se formos observar as pesquisas divulgadas nas eleições anteriores, os institutos (?) têm errado feio. É bom lembrar que o erro por 10 pontos percentuais pode ser fatal, às vésperas do pleito pois influencia a decisão soberana do eleitor.

Nessa campanha que acabamos de viver, o candidato Aécio foi bombardeado pelas pesquisas e chegou a desanimar parte da sua militância. Ao final, foi Aécio que veio para o segundo turno, contrariando todos os prognósticos ditos ‘científicos’ divulgados pelos institutos e que a Justiça Eleitoral recebe para registro e não faz qualquer fiscalização sobre sua autenticidade, a não ser que algum cidadão ou algum partido recorra, sempre sob a alegação de que a Justiça só age quando provocada. É cômodo, mas é injusto, principalmente em se tratando do futuro político do município, do estado ou mesmo do país.

Lembramos aos nossos representantes, tanto os deputados federais quanto os senadores, de que urge uma mudança na legislação eleitoral para que os institutos não tenham o condão de ‘entortar’ os destinos dos pleitos. Afinal, o eleitor, o cidadão brasileiro, têm o direito de ser informados com números verdadeiros, afastando a possibilidade de manipulação de quaisquer espécies que possam beneficiar esse ou aquele grupo.

São milhões e milhões de reais aplicados em pesquisas que deixam sérias dúvidas. É o caso dos deputados e senadores se debruçarem sobre os fatos e criarem exigências de fiscalização, a exemplo de observadores da Justiça, tempo mais longo para divulgação das tais pesquisas pelos meios de comunicação e penalidades pesadas para aqueles que burlarem as leis no intuito de ganhar muito dinheiro.

Ricardo De Benedictis
Enviado por Ricardo De Benedictis em 12/10/2014
Código do texto: T4996229
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.