A REDE DO TIRADENTES
 
 
A palavra rede assim é definida no manual léxico: substantivo feminino
 
1. Malha feita de fios entrelaçados com espaços regulares; 2. Utensílio de malha larga para apanhar peixes ou outros animais; 3. Tecido de malha de algodão ou seda com que as mulheres envolvem o cabelo; 4. Tecido metálico que serve para resguardar as vidraças; 5. Utensílio de malha de arame para resguardar a comida; 6. Tecido de arame; 7. Artefato, de tecido ou malha resistente, suspenso pelas duas extremidades, onde se dorme ou descansa; 8. [Esporte] Tira de tecido de malha que divide um campo de tênis, de vôlei ou uma mesa de pingue-pongue; 9. Conjunto de linhas de estradas de ferro, telefônicas, telegráficas, de canais; 10. [Anatomia] Entrelaçamento de nervos, fibras; 11. [Figurado] Diz-se de tudo que leva adiante de si e apanha ou arrasta quanto encontra; 12. Complicação de coisas; 13. Cilada; 14. [Informática] Sistema de computadores geograficamente afastados uns dos outros, interligados por telecomunicações, geralmente permanentes; 15. [Informática] O mesmo que Internet.
Rede de dormir– Retângulo de tecido de malha que se suspende para nele se dormir ou descansar
Rede social– Conjunto de relações e intercâmbios entre indivíduos, grupos ou organizações que partilham interesses, que funcionam em sua maioria através de plataformas da Internet.
Rede varredora- [Pesca] Rede de arrastar que apanha grande quantidade de peixe.
 
Nossa! Quanto tipo de rede! Observei que na comunicação a rede precisa estar conectada um ponto ao outro, se desligado um do outro deixa de ser rede é obvio. O que tem a rede com o Tiradentes? E aqui me refiro ao Auferis, o Joaquim José da Silva Xavier, que ganhou esse apelido de Tiradentes porque nas horas vagas metia o boticão na boca dos que sofriam pela decomposição do osso que usamos para mastigar. Em outras palavras, aqueles que estavam com os dentes podres, estragados e doíam que nem uma peste negra em suas bocas.
 
Na sua época, Joaquim José também participou de uma rede, na sua ótica a rede da libertação do regime de opressão português que saqueava o Brasil. Na visão dos portugueses a rede era de conspiração e, uma vez descoberta foi massacrada, levando Joaquim José a ser julgado, condenado, enforcado e esquartejado. Os portugueses queriam deixar bem claro o que aconteceria com outro que tentasse novamente.
 
Mas e a rede? ah, a rede é uma do norte, de péssima qualidade, fabricada com matéria prima deteriorada, pútrida, que de utilidade não tem nada e logo, logo estará fadada a sumir, evaporar, seu proprietário tende a deitar-se normalmente sujo, ainda que tome banho, mas não consegue se livrar da sujeira, pode-se até dizer que a sujeira já enraizou. Dizem que ele é portador do Treponema pallidum, talvez por isso não consiga se limpar no banho.
 
Mas o que tem a “conspiração” de Joaquim José com essa última rede podre? Não tem nada, foi apenas para exemplificar o quanto uma palavra em português pode ser usada em diversas situações complicando de vez aos que estudam e tentam fazer o melhor de si. Por isso digo que se tratando dessa matéria nada sei, serei um eterno aprendiz.
Afonso Luciano
Enviado por Afonso Luciano em 12/11/2014
Código do texto: T5032256
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.