'PASSAGEM PARA CACHACEIROS'

Na estrada Itabuna - Ilhéus, uma placa de sinalização chama a atenção dos usuários pela inusitada inscrição: CUIDADO. ‘PASSAGEM PARA CACHACEIROS’.

Pode parecer cômico se não fosse trágico. A que ponto chegamos. O poeta Antonio Carlos Afonso dos Santos – ACAS, residente em São Paulo, enviou-me a fotografia que ilustra esta matéria e sugere que a desenvolva.

Em nossas andanças temos visto e ouvido coisas do ‘arco da velha’. Esta placa, entretanto, vai para os anais. Convenhamos que a região onde está colocada a tal placa indica que tem muito ‘cachaceiro’ nas proximidades, sem falar nos muitos que já passaram desta para melhor, atropelados ou que já levaram para o além os condutores e passageiros de veículos que em sinuosa curva e alta velocidade, deparam-se com o ‘imprevisto’ cidadão de quatro pés a atravessar a pista no zigue-zague tradicional e o trocar de pernas bambas, características dos bem amados embriagados, cansados da vida miserável que os leva ao antro cachacista mais próximo para esquecer as mágoas que não sabe verdadeiramente quais são, mas que na verdade estão inseridas em todos os momentos da sua vida infeliz, sem sonhos e sem solução.

Atendendo a sugestão do ACAS, mesmo não sendo este o meu estilo de tripudiar da desgraça alheia, a inscrição em si não deixa de ser cômica, mesmo que, ao analisá-la nos deixe um sentimento de comiseração desses pobres miseráveis, vítimas de uma sociedade insensível, de um governo corrupto que oferece uma bolsa para que eles morram pelas esquinas da vida, morram e matem nas estradas sinuosas, cujas obras devem ter sido superfaturadas, com suas trajetórias mal traçadas, quando não, esburacadas, deste nosso imenso e belo país.

Ricardo De Benedictis
Enviado por Ricardo De Benedictis em 06/03/2015
Reeditado em 23/05/2018
Código do texto: T5160804
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.