Vizinhos: grandes professores...

Foram vinte e cinco anos, morando neste local, apesar de tudo levo saudades, local bom de viver perto de tudo, não falta água nem energia com freqüência. Estou saindo daqui, mas, ainda existem mágoas contidas e uma pergunta que não quer calar:

Após tanto tempo, como pode os vizinhos, não terem nem um pouco de consideração? E outra: que pessoas são essas invejosas e interresseiras que não evoluem e têm de quem progride? No princípio, com um pouco de ingenuidade sempre gostei delas verdadeiramente, além do mais até hoje não consigo ter raiva, apenas desprezo.

Á vida é uma escola, a melhor faculdade, com direito a pós-graduação e tudo. Uma amiga sempre me alertava, minha doce e grande amiga, Maria, lembro-me sempre dela dizendo que este povo era falso, muito sábia minha amiga.

Ainda lembro do nome de todas as vizinhas que se envolveram com meu marido, pai de meus quatro filhos, negras ou brancas, velhas ou novas, gordas ou magras, isso não importa o que importa é o dano que foi causado. Aos poucos eu sempre descobria e perdia em todos os sentidos: auto-estima, juventude, respeito por mim mesma, também perdi a dinheiro, este dos males o menor. Trabalhava muito, até ter uma estafa seguida de depressão, para quê? E por quê?

Em muitos dos nossos almoços era comum sair pratinhos para fulanos e fulanos, não me arrependo, arrepender-me seria igualar-me a eles e também fraqueza de caráter e além do mais na época em que tive meu comércio no bairro matei a fome de muita gente com cortesias. E o que lucrei com isso?Será que foram os sacos cheios de fezes humanas, que jogaram em cima do meu telhado?O terá sido a pedra que estourou o vidro do meu carro? Ou quando arrebentaram a porta sanfona e quebraram a fluorescente?Sem contar com o furto do carro branco da porta de minha casa... Logo depois tudo veio à tona.

Entretanto, das várias mentiras e falsidades, de tudo que passei,tirei belas lições, aprendi muito com tudo e todos, é como eu sempre digo: O que eles não sabiam é que eu sou muito boa aluna e com “professores” assim eu vou longe...

OBSERVAÇÃO: este texto ficou salvo em rascunho aqui no Recanto desde 2008. Publicado somente agora.

Patrícia P Ventura
Enviado por Patrícia P Ventura em 09/04/2015
Código do texto: T5200601
Classificação de conteúdo: seguro