QUEM DISSE?

Bebé era uma excelente professora de português, no Colégio Monsenhor Miranda de Itabaiana, onde eu fazia o segundo grau. Todos éramos muito jovens e ela gostava que compuséssemos redações sobre vários assuntos, de forma a proporcionar uma maior habilidade na construção da língua materna. Adorava os debates, as críticas, as análises...

Em certa redação falei sobre as lutas populares, os obstáculos encontrados pelos trabalhadores rurais no acesso à justiça, sobre a função social da propriedade e outras coisas mais, que não lembro agora. Bebé leu, suspirou, voltou a ler e no fim sentenciou: “Está bem concatenada! Mas, com apenas 17 anos, porque você se preocupa tanto?”

Sabe-se que para tudo há o seu determinado tempo. Almir Sater diz “Ando devagar porque já tive pressa e levo esse sorriso porque já chorei demais.” Talvez eu tenha me apressado, mas a convivência com os bolsistas do Programa Especial de Bolsas de Estudo – PEBE, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itabaiana, despertou-me o senso crítico prematuramente. É por isso que eu fico rindo vendo o clipe de Selena Gomez, da canção “Who Says”:

"Who says

Who says you're not perfect?

Who says you're not worth it?

Who says you're the only one that's hurting?

Trust me

That's the price of beauty

Who says you're not pretty?

Who says you're not beautiful?

Who says?"

A única preocupação é com a beleza. Ela dá um grito de independência, tira o vestido de festa, os acessórios, foge dos flashs, veste uma roupa despojada, junta-se aos jovens da sua idade e vão cantar na praia.

Na idade de Selena eu levava o mundo nas costas, não obstante ter o Rio Paraíba e as Praias de Cabo Branco e Tambaú.

“É doce morrer no mar...”, já ensinava o velho Caymmi e eu com essa besteira de reformar o mundo!