ATÉ QUANDO?

Até quando os "seres humanos" alimentarão o ódio, a discriminação, o preconceito, o racismo em seus corações e em suas mentes? Até quando teremos que suportar pessoas alimentadas por sentimentos tão mesquinhos e animalescos? Eu me recuso a ter qualquer tipo de relacionamento com quem alimenta o ódio, seja por quem for. Eu me recuso a ter qualquer tipo de relacionamento com quem se considera melhor do que outros. Concordo com o filósofo Epicteto, um ex-escravo, quando diz: "Não és carne nem pelo, mas sim escolha moral: se esta for bela, serás belo".

O ser humano é apenas uma vela acesa que, a qualquer momento, poderá apagar, independentemente de raça, cor, sexo ou religião. No entanto, muitos indivíduos se julgam melhores do que outros, devido a uma simples pele. Não há um animal mais inteligente e mais estúpido do que o ser humano. Os homens e as mulheres, com poucas exceções, não avançam em compreensão; não avançam espiritual nem intelectualmente. São animais que não aproveitam a oportunidade que a vida lhes oferece de estarem sempre aprendendo.

Nascer com a pele negra é nascer marcado para enlouquecer ou tornar-se forte e sábio. Os de pele negra têm a necessidade de estarem sempre provando a sua capacidade e humanidade. Certa vez, um vereador de Pastos Bons afirmou a alguém que os negros são menos inteligentes do que os brancos. Quando alguém me contou isso, eu fui perguntar a esse vereador se ele defendia mesmo isso. Ele me respondeu SIM. Para ele, o negro é menos inteligente do que os brancos. Para esse representante do povo, negro é inferior a branco. Quem olha para esse sujeito não diz que ele é racista. Ora, o racismo e o preconceito são disfarçados por muita gente. Esse cara é vereador de Pastos Bons. Não vou mencionar o nome desse indivíduo, pois ele é apenas mais um coitado que esconde o seu preconceito e o seu racismo. No entanto, em certos momentos, não consegue dominar a língua, e acaba mostrando o que há em sua mente e em seu coração. Eu não o condeno, nem tenho o mínimo de admiração por ele. Muitos preconceituosos e racistas não manifestam (visivelmente) seu preconceito e racismo porque essas práticas são crimes. Muitos disfarçam. Além disso, eu me preparo para não condenar ninguém, nem ter ódio no meu coração, nem na minha mente. Eu me preparo para compreender o racista, o preconceituoso. Eles não ganharão com a minha compreensão. Sou eu que ganharei, crescendo espiritual e intelectualmente.

Há muitos preconceituosos e muitos racistas espalhados por aí. Até quando? Racismo, preconceito e discriminação são coisas de gente burra.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 09/06/2015
Reeditado em 09/06/2015
Código do texto: T5271733
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.