Aonde vai o Brasil?

Aonde vai o Brasil? Qual é o futuro do povo brasileiro? Cristãos divididos; corrupção em todos os setores sociais; violência generalizada; falta de segurança; péssima educação; hospitais públicos sem atendimento adequado: pessoas que morrem na fila de espera por uma consulta, por um exame; desemprego aumentando; desrespeito à vida humana; desrespeito ao semelhante; casais que se juntam e se separam como se estivessem trocando de roupa; crianças sendo estupradas dentro da própria casa; pedófilos sendo líderes de igreja; adultério que se tornou uma prática normal em muitas famílias brasileiras; professores agredidos por alunos; seres humanos são desrespeitados por terem a pele negra; os gordos sofrem preconceito por serem gordos, e os magros sofrem preconceito por serem magros; o alto é discriminado por ser alto, e o baixo por ser baixo; o “bonito” é vítima de inveja e perseguição; o “feio” é discriminado por não ter o padrão atual de beleza. Engraçado é que muitas pessoas não sabem que até o padrão de beleza muda com o tempo: houve um tempo em que as mulheres magras eram consideradas feias, e as mulheres gordas eram consideradas belas. Certa vez, assistindo a um programa de televisão, o apresentador disse que, na juventude, foi perseguido por ser um homem bonito. Que mundo é este?

Aonde vai o Brasil? Um país que não respeita a fé de seu povo; algumas práticas religiosas são consideradas erradas por outras; gays que não respeitam a fé de ninguém e imaginam ter o direito de expor seus comportamentos íntimos e de zombar até de Jesus Cristo. Heterossexuais devassos; homossexuais libertinos.

Aonde vai o Brasil? Homens imaginam ter o direito de trair suas esposas; mulheres pensam ter o direito de trair seus esposos; mulheres e homens vendem seus corpos; não há o encontro de almas, mas apenas o encontro de carne. Que sociedade é essa?

Aonde vai o Brasil? As relações se tornaram promíscuas, ou a promiscuidade mostrou a sua cara? Ainda existe amor nesta sociedade? Onde? O que é isso mesmo? Alguém sabe? Amor? As pessoas se unem por interesses materiais; depois se descartam como se descarta papel higiênico. Padre Léo, no livro “Saborear a Vida”, Edições Loyola, página 95, afirma: “As pessoas gostam de mim e de você do mesmo jeito que nós gostamos de papel higiênico... As pessoas gostam de nós e nos protegem enquanto ainda estamos sendo úteis ou enquanto não fomos usados...” Depois, na mesma página, o escritor diz: “O mundo light tem um conceito utilitarista do amor. Se não me é útil, não merece ser amado. Se não me é mais útil, pode ser descartado. Como se descarta papel higiênico ou copinho de plástico”. Uma triste realidade! Atenção: esse padre não diz que deve ser assim; ele está apenas analisando a sociedade e mostrando o rosto do mundo atual.

O Brasil se tornou um caos. O Brasil se tornou o país da desordem. Os corruptos são defendidos por indivíduos que se dizem pessoas do bem. Onde estamos? Aonde vamos? Alguém pode dizer?

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 10/06/2015
Reeditado em 10/06/2015
Código do texto: T5272300
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.