FÁTIMA SUA ORIGEM E  FAMA

 A origem do nome Fátima vem de dois significados, um derivado da sua etimologia, o outro é místico. No primeiro o nome vem do persa (Fatimat). No segundo vem do árabe (Faatima) cujo significado é “mulher que desmama seus filhos”. Em ambas as situações a derivação está ligada a graça divina que desce sobre aqueles privilegiados pela sabedoria concedida pelo criador coroando-os por terem obtido o êxito sagrado na conquista de seus objetivos pelos caminhos de bem aventurança designados Por Deus. Fátima é uma cidade, com apenas 11.596 habitantes. Pertence ao distrito de Santarém na região de Lisboa e Vale do Tejo. Sua fama mundial se deve ao fato de que, em treze de maio de 1917, a Virgem Maria apareceu aos pastorzinhos, na forma de Nossa Senhora do Rosário. Fato esse que fez com que ela se consagrasse com o titulo de nossa senhora de Fátima. Atualmente é sede de uma diocese. Até 1917 foi um lugar desconhecido. Pertencia ao conselho de Ourém, na freguesia de Fátima. Nesse ano, um acontecimento religioso veio mudar para sempre a sua história e importância. Quando três crianças pastoras, de ovelhas, Jacinta e seus dois primos Francisco e Lúcia, testemunharam sucessivas aparições de Nossa Senhora do Rosário, um acontecimento que inicialmente foi menosprezado com relutância pela Igreja, mas acolhido pelo povo. Esse fenômeno só em 1930 seria reconhecido pelo bispo de Leiria. A partir de então o desenvolvimento da localidade foi notório, levando a apequena aldeia a se desenvolver politicamente. Sendo elevada a categoria de vila, em 1977. E mais tarde, em 1997 conquistando a sua emancipação política como cidade. A principio foi construído um pequeno oráculo, ou seja, uma minúscula capelinha, a pedido da Virgem, no local da aparição, à cova da iria, preservado até os dias atuais como local de peregrinação e orações. Além do grande santuário onde descansam os restos mortais dos três pastorzinhos, foi edificada a nova basílica um templo monumental que acolhe milhares de peregrinos do mundo inteiro. A fama mundial do Santuário acentuou-se durante o papado de João Paulo II, assumido devoto de Nossa Senhora de Fátima que em 1982 para lá se deslocou numa visita em agradecimento por ter sobrevivido a um atentado um ano antes. Em 2000, na sua terceira visita ao local, anunciou a beatificação de Jacinta e Francisco, a quem o Vaticano atribuiu o milagre de uma cura. De maio a outubro de 1917 precisamente no dia treze de cada mês a virgem Maria apareceu aos três pastorzinhos, fato esse que levou milhares de pessoas ao local testemunhando o fenômeno. E como a Virgem prometera aos treze de outubro dia de ultima aparição ela deu um sinal para a multidão que lá compareceu, e que se tornou conhecido, como o Milagre do Sol. Foi um fenômeno meteorológico testemunhado por milhares de pessoas em 13 de outubro de 1917 nos campos de Cova da iria, na aldeia de Fátima Portugal. As estimativas do tamanho da multidão variam de "trinta a quarenta mil" estimado pelo jornal português O Século, e a cem mil, segundo estimativa de um professor de ciências naturais na Universidade de Coimbra. Ambos presenciaram o fenômeno. De acordo com muitas indicações dessas testemunhas, entre muitos outros, após uma chuva torrencial, as nuvens desmancharam-se no firmamento e o Sol apareceu como um disco opaco, girando no céu. Algumas pessoas afirmaram que não se tratava do Sol, mas de um disco em proporções solares, semelhante à lua. Disse-se ser significativamente menos brilhante do que o normal, acompanhado de luzes multicoloridas, que se refletiram na paisagem, nas pessoas, e nas nuvens circunvizinhas. Foi relatado que o pretenso Sol se teria movido com um padrão de zigue-zague, assustando muitos daqueles que o presenciaram, muitos dos quais pensaram ser o fim do mundo. Muitas testemunhas relataram que a terra e as roupas previamente molhadas ficaram completamente secas num curto intervalo de tempo, e, também relatam curas de paralíticos e cegos, assim como demais doenças não explícitas. De acordo com relatórios das testemunhas, o Milagre do Sol durou aproximadamente dez minutos. As três crianças relataram terem observado Jesus, a Virgem Maria, e São José abençoando as pessoas dentro ou junto do Sol. Outras testemunhas afirmaram ter visto vultos de configuração humana dentro do Sol quando este desceu. Durante o dia do fenômeno, não foi reportada em nenhuma observação científica extraordinária do Sol em nenhum observatório do mundo. O fato de o pretenso milagre ser anunciado antecipadamente descarta a hipótese de histeria coletiva. Como foi ventilado pelos incrédulos opositores do catolicismo.


OBS: Foto de março de 2015
Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 04/08/2015
Reeditado em 04/08/2015
Código do texto: T5334582
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.