As relações humanas

A vida é realmente inspiradora. Fico observando as relações humanas. Elas me inspiram muito. Em poucas palavras, quero expressar um pouco do que vejo no dia a dia.

Certo dia, João estava sentado na frente de uma escola. Ao lado dele estavam alguns alunos. De repente, entre as pessoas que passavam por aquele lugar, uma das alunas, ao chegar à porta, disse: “Boa-tarde!” João respondeu e disse aos alunos que estavam ao lado dele: “Vejam: é assim que se faz!” Logo depois, passou uma pessoa adulta (desconhecida de João), com mais ou menos 40 anos. Esta não disse nada. João ficou apenas observando.

Certa vez, João estava num velório. De repente, entrou um evangélico que, no Facebook, mostra-se muito ligado a Cristo. Esse evangélico passou pelas pessoas, e não disse nada. Ele foi visitar o corpo da pessoa que havia morrido. Mas entrou calado e saiu calado. João ficou apenas observando.

Ao chegarem a certos lugares, algumas pessoas dizem: “Bom-dia”, “boa-tarde”, “boa-noite”. Algumas que se encontram no local respondem; outras não dizem nada, nem olham. Há quem chega, e não diz nada. João observa isto: todos se dizem discípulos de Cristo; são católicos. Poucos, porém, cumprimentam seus irmãos.

Devo dizer que há muitos bons evangélicos e muitos bons católicos, assim como há pessoas que apenas vão à igreja. Estas últimas imaginam que estar na igreja, louvando a Deus, já é suficiente para ganhar a salvação. Obs.: Falei apenas sobre esses dois segmentos religiosos porque são os mais presentes onde moramos. Citei apenas segmentos do cristianismo. Há muitas outras religiões e seitas. Devo ressaltar: eu tenho amigos católicos e evangélicos. Não generalizo. A generalização é um grande erro, até mesmo lógico.

Algo muito importante: não devemos nos abalar com a falta de educação das pessoas. Não devemos receber a indiferença e a falta de educação de ninguém. Se alguém mostra não ter sido bem educado em casa, isso não deve nos atingir. Recentemente, numa aula de Filosofia, eu transmiti isto que o livro mostra: aprendemos a ser bem-educados ou mal-educados. Ninguém nasce com ou sem educação. Tudo é uma questão de aprendizagem.

Bom-dia, boa-tarde e boa-noite são coisas muito simples, mas dizem muito sobre quem as pronuncia. Fazemos muito mais bem a nós mesmos do que às outras pessoas quando pronunciamos essas palavras. Ser sincero, verdadeiro, saber dizer sim, saber dizer não, não mentir, não fofocar, não levantar falso testemunho, não desejar o mal para ninguém, não odiar as pessoas, evitar o mal, praticar o bem, tudo isso faz um bem muito grande a quem o pratica.

Estamos sempre nos fazendo. A nossa aprendizagem é (deve ser) permanente. Não estamos prontos e jamais estaremos.

Admiro Buda, Gandhi, Sócrates, Confúcio, Sêneca, Epicuro, Epicteto, entre outros. Sabe por quê? Porque foram homens que viveram buscando o melhoramento de si mesmos. Quem busca melhorar-se não significa que esteja vivendo mal, mas busca o seu aperfeiçoamento porque deseja estar sempre crescendo. Somente quem está crescendo na qualidade de ser humano é quem busca o melhoramento de si mesmo.

Sou apaixonado pela vida. Ela me instiga a estar sempre aprendendo. Não há felicidade sem aprendizagem e sem mergulho em si mesmo.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 27/09/2015
Código do texto: T5396227
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.