Brasil: um país sem ética e sem moral!

Há muito tempo que eu venho planejando deixar de escrever ou falar sobre política. Afinal, vivemos num país no qual até pessoas aparentemente do bem perderam a moral e a ética. É triste a situação deste país.

Vejo pessoas sem moral defendendo a moral. O PT busca o apoio de Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados, com o objetivo de impedir o impeachment da Presidente Dilma Rousseff. A maioria do “Conselho de Ética” é formada por integrantes de PT e PMDB. Sendo assim, basta a presidente ter o apoio do PMDB, porque o PT já é dela, para que o impeachment dela não aconteça. Eduardo Cunha é contra a Presidente Dilma; petistas dizem que Eduardo Cunha é desonesto e deve perder o mandato, mas quererem o apoio dele. Se não receberem esse apoio, o impeachment da presidente poderá acontecer, e o presidente da Câmara poderá perder o mandato. PSDB busca o apoio de Eduardo Cunha para levar o impeachment de Dilma adiante. Tudo é baseado em interesses de grupos.

Engraçado é que petistas e seus bajuladores falam mal de um pastor que pediu voto para Eduardo Cunha; dizem que esse deputado conseguiu dinheiro ilicitamente, mas não ficam indignados diante do roubo cometido pelo “Partido dos Trabalhadores” e durante os governos deste. O cidadão brasileiro é roubado, mas gente que se diz do bem vota em corrupto e defende corrupto. Onde está a moral? Onde está a moral de quem vota em um corrupto? Onde está a moral de quem defende um governo corrupto? Onde está? Infelizmente, eu tenho a necessidade de continuar falando sobre política, em um país de gente corrompida e corruptora. Por que tenho a necessidade? Porque sou um cidadão; pago impostos; cumpro com os meus deveres sociais; sou professor e sou roubado por políticos. Tenho o dever social de me expressar, além do direito constitucional. A política é um mal necessário. É ela o meio pelo qual os homens buscam e administram o bem comum. Mas tenho vontade de me calar; não devo.

Onde está a moral de quem apoia quem rouba? Onde está a moral de quem é contra um corrupto, mas é a favor de outro? Onde está a moral deste país?

Eu vivo numa luta comigo mesmo: quero me afastar de reflexões políticas, de preocupações políticas, mas não devo. Além de ser um professor de Língua Portuguesa, no Ensino Médio, eu sou professor de Filosofia no Ensino Fundamental Maior. Sou formado numa área do conhecimento humano que tem a ética e a moral como disciplinas. A Filosofia tem o dever de atuar na sociedade, de defender a ética e a moral na vida pública. Mas tenho vontade de seguir o epicurismo e não me preocupar com a vida social, ainda que os políticos deste país vivam à minha custa e à custa dos demais cidadãos brasileiros. Se eu viver em sociedade, eu não terei como evitar que os políticos vivam à minha custa. Não tenho saída. Como dizia Aristóteles, o homem é, por natureza, um animal político, ou seja, é um ser social; não existe para viver isolado. Eu vejo que a saída é a morte, mas eu amo a vida, sou apaixonado por ela e quero viver muito. Não quero que a morte venha agora. Que ela demore a vir me buscar! Eu quero chegar aos 100 anos de idade, com saúde, inteligência, boa memória e sabedoria.

Eu concordo com o estoico Marco Aurélio, o imperador-filósofo: “Os homens não deixarão de fazer exatamente o que fazem, ainda que te arrebentes pregando o contrário”. Por isso, eu tenho vontade de assumir este pensamento, estes conselhos e este modo de vida de Epicuro: “Livremo-nos amplamente do cárcere das ocupações cotidianas e da política”; “retira-te para dentro de ti mesmo, sobretudo quando és constrangido a estar entre a multidão”; “vive oculto”.

Calma! Eu estou em paz comigo mesmo. Este texto mostra apenas a minha justa indignação diante do roubo e da falta de ética e moral neste país chamado Brasil; a justa indignação defendida por Aristóteles.

Onde encontrar a moral deste país? Qual é a moral do PT? Qual é a moral da Dilma Rousseff? Qual é a moral do Lula? Qual é a moral de quem vota no PT ou defende o PT? Qual é a moral de quem é contra um corrupto, mas vota em outro corrupto? Concordo com o filósofo Blaise Pascal: “A moral verdadeira zomba da moral”. Eu zombo dessa moral que o PT, a Dilma, o Lula, seus defensores, eleitores dizem ter. Eu zombo da moral de quem vota em corrupto e defende corrupto. A moral verdadeira zomba dessa moral; dessa falsa moral.

Pastos Bons/MA, 16 de outubro de 2015.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 16/10/2015
Código do texto: T5416319
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.