Deus é o culpado?

Fico pensando sobre a falta de humildade, ou de reflexão dos seres humanos. Vemos o nosso semelhante, e não o conhecemos. Não vemos Deus, mas imaginamos conhecê-Lo. Imaginamos saber muito sobre Deus. Na verdade, quando uso o verbo na primeira pessoa do plural, neste caso, estou apenas me vendo inclinado – na qualidade de ser humano – a imaginar também saber muito sobre Deus, porque, na verdade, o Deus que eu adoro é o meu maior desconhecido. Eu declaro: eu sei muito pouco sobre Ele. O Deus que eu adoro é mistério: não cabe na cabeça humana, que é limitada, finita e inclinada a erros.

Eu sempre analiso o que vejo. A razão nos convida a examinar o que vemos. A razão é um presente divino aos seres humanos. No Facebook, eu encontrei este pensamento: “Acredite na força dos seus sonhos. Deus é justo e não colocaria em seu coração um desejo impossível de ser realizado”. A história nos mostra que os seres humanos se enganam muito sobre Deus. Eu pergunto: como saber que um desejo do meu coração foi colocado em mim por Deus? Devo continuar sonhando? Acreditando na ilusão? E os desejos dos poetas do Romantismo brasileiro? Foi Deus quem colocou esses desejos nos corações desses poetas? A Literatura mundial mostra muitos desejos que nunca foram realizados e jamais o serão. A Literatura mundial mostra muitos sonhos e desejos impossíveis. As pessoas devem ler e estudar mais a história da humanidade. O conhecimento liberta.

Como saber que um desejo, ainda que seja bom e belo, foi colocado em mim por Deus? Como saber que o desejo que alguém sente, ainda que seja nobre e belo, é obra de Deus? Quem, neste mundo, tem a capacidade de me dizer quais são os desejos e os sonhos que são de Deus e os desejos e sonhos que são apenas dos seres humanos? Quem? Quero encontrar essa pessoa. Há sonhos e desejos impossíveis. Temos que nos conformar: há desejos e sonhos impossíveis! A culpa é de Deus? Os humanos colocam a culpa em Deus. Os humanos imaginam saber muito sobre Ele, um Ser que eles não veem; um mistério. Mas muitos poderão me dizer: “Se um desejo é impossível, não foi colocado no teu coração por Deus”. Eu, porém, questiono: como você (s) sabe (m) que Deus só coloca no coração humano desejo possível de ser realizado? Como você sabe que algum desejo é obra de Deus?

Eu sou muito pequeno. Eu sou e me considero incapaz de saber como Deus age. Onde está o ser humano capaz de me mostrar quais são os desejos e os sonhos colocados no coração humano por Deus? Eu quero conhecer esse ser humano tão sapiente!

Buda disse: “A causa do sofrimento humano encontra-se, sem dúvida, nos desejos do corpo físico e nas ilusões das paixões mundanas. Se esses desejos e ilusões forem investigados em sua fonte, poder-se-á verificar que os mesmos se acham profundamente arraigados nos instintos físicos... Se o desejo, que se aloja na raiz de toda a paixão humana, puder ser removido, aí então, morrerá essa paixão e desaparecerá, consequentemente, todo o sofrimento humano”. (A Doutrina de Buda: Siddharta Gautama)

O que eu sei é que existe um Ser que me criou. Este mundo não pode ser obra do acaso. Só pode ser obra de um Ser Perfeito e muito bom; obra de um Arquiteto muito inteligente. A perfeição do Universo me leva a pensar que eu sou obra de um Ser Perfeito e que o mundo é obra desse Ser. Eu sinto esse Ser atuando na minha vida, mas não sei quais são os desejos que Ele aprova em mim. Eu não sei quais são os propósitos de Deus. Quero saber. Será que algum dia saberei? Estou lutando muito para conseguir viver de acordo com os conselhos de Buda. Já estive mais longe... Acreditar em sonho? Eu já consegui deixar de sonhar. O que eu faço, agora, é viver com metas para mim mesmo; metas que só dependem de mim e de Deus.

Como dizia Diógenes, o cão, o filósofo que andava com uma lanterna acesa em pleno dia à procura de um homem de verdade: “A felicidade consiste em nada possuir que o mundo nos possa tirar; nada desejar que o mundo nos possa dar”.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 25/10/2015
Reeditado em 25/10/2015
Código do texto: T5426406
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.