LEI DA MORDAÇA EM VIGOR - A VALE, QUANTO VALE?

Depois da Lei draconiana, de autoria do senador Roberto Requião (PMDB/PR), aprovada pelo Congresso e sancionada pela presidente Dilma, os articulistas e pensadores de todo o país terão que pensar e repensar, no momento de escrever e colocar seu pensamento no papel ou ‘no ar’ para ser veiculado. Começamos a ver vigorar, em plena Democracia, uma Lei autoritária, de autoria de um senador autoritário, que se julga ‘dono da verdade’, mas que já pregou peça no Paraná quando, segundo palavras do historiador e comentarista da TV Cultura de São Paulo – Marco Antonio Villa, “inventou a figura de Pereirinha, que seria um matador de aluguel, que seu adversário político teria contratado para matar. Venceu as eleições e posteriormente, descobriu-se que Pereirinha tinha outro nome, não era matador, coisa nenhuma e que o candidato a governador eleito havia enganado a todos para eleger-se”. Pois bem. O Sr. Requião conseguiu aprovar a LEI DA MORDAÇA. E os jornalistas devem ficar atentos, já que virão ações de DIREITO DE RESPOSTA aos montes, agora por diante. Bom para os políticos desonestos. Ruim para a Democracia e para o nosso Brasil!

VALE DO RIO DOCE DEVASTA MEIO-AMBIENTE EM MINAS E E. SANTO

O tema da matéria é a Cia. Vale do Rio Doce que foi privatizada na gestão do presidente Fernando Henrique. O PT falava e ainda fala cobras e lagartos da tal privatização. A Vale, segundo os petistas e membros da esquerda em geral, foi ‘entregue’ por FHC a grupos estrangeiros. Pois bem. Se analisarmos a Vale do Rio Doce de hoje, veremos que a Cia. continua controlada pelo governo federal do Brasil, a quem deve (segundo o senador João Capiberibe), a bagatela de 42 bilhões de reais. Deve e não paga. Por outro lado, os controladores da Vale, quem são?: O BNDES e os Fundos de Pensão, ainda segundo informações do senador do PSB do Amapá, em seu pronunciamento desta segunda (16) da Tribuna do Senado da República. Por fim, o senador garantiu que o valor de mercado da Vale é de apenas R$55 bilhões de reais.

Tivemos o cuidado de analisar que a Vale vem dando prejuízos nos últimos 3 anos. Suas subsidiárias dão lucro. Por isso achamos ‘que existe algo de podre no Reino da Dinamarca’. Vamos esperar uma nova CPI ou que uma operação que a Polícia Federal poderia apelidar simplesmente de ‘MIDAS’ possa vir esclarecer a real situação.

Por que até agora ninguém disse nada sobre os dados que o senador Capiberibe revelou da tribuna do Senado da República nesta segunda-feira? Será que a grande imprensa não sabe de nada sobre a Vale?

O desastre de Mariana ficará impune? A Vale diz que vai desembolsar R$1 bilhão de reais. Será? Para onde vai tal dinheiro? Quem serão os beneficiários? E a distribuição, quem fará? São perguntas que esperam respostas. E o Rio Doce que a Vale 'matou', quem 'criará um novo manancial? E as 209 cidades que eram abastecidas pelas suas águas, quem sustentará com água potável?

Temos que repensar o Brasil. É possível que na CPI dos Fundos de Pensão esta história seja passada a limpo e que os malversadores do dinheiro público sejam exemplarmente punidos.

O pior está por vir: As mineradoras em geral e a Vale, em particular, elegeram vários deputados e senadores. E é um desses deputados que está redigindo o ‘novo marco regulatório da mineração no Brasil’. É o fim do Fim

Ricardo De Benedictis
Enviado por Ricardo De Benedictis em 17/11/2015
Código do texto: T5451572
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.