A VITÓRIA DO VOTO IMPRESSO!

Na sessão desta noite no Congresso Nacional, deputados e senadores derrubaram o veto da presidente Dilma Rousseff no item da Lei Eleitoral relativo AO VOTO IMPRESSO. Segundo a Lei, além da Urna Eletrônica registrar o sufrágio do eleitor a própria urna imprimirá um comprovante da votação impresso em papel e que ficará depositado para dirimir dúvidas que possam ocorrer. Até aí, tudo bem. Acontece que a lei em questão foi votada por unanimidade nas Duas Casas do Congresso Nacional e este item foi vetado pela presidente, alegando que não via problemas no mérito, mas que, aconselhada pelo presidente do TSE - Tribunal Superior Eleitoral, o ex-advogado do PT - José Antonio Dias Toffoli - sob a alegação que tal impressão geraria custos adicionais de 1,8 bilhão de reais, e tendo em vista a crise que o país atravessa, ela vetaria, como de fato vetou o item do Voto Impresso.

A grosso modo, chamados a opinar sobre o assunto, técnicos e outros entendidos no assunto concluíram que as despesas alegadas estavam 'superfaturadas' em mais de mil por cento e que o dispositivo da impressora seria parecido com aqueles que funcionam nas maquininhas que passam os cartões de crédito e/ou débito, tão corriqueiras, quão baratas.

Votado na Câmara o veto obteve a aprovação de todos os partidos, à exceção do PT e no Senado, após idas e voltas, até o PT aprovou a queda do veto com um único voto contrário do líder, senador José Pimentel (PT/CE).

Foi uma noite histórica para o nosso país. De agora por diante, as urnas eletrônicas poderão ser auditadas, os votos, em caso de dúvidas, poderão ser contados materialmente e confrontados com os votos virtuais que deixaram uma esteira de desconfiança na licitude do pleito.

Não sabemos por qual motivo e nem queremos imaginar que o PT teria intenção de fraudar as eleições, ponto mais alto da Democracia.

Foi a vitória do Direito contra a Desconfiança. Agora só nos resta esperar o próximo pleito para que esta nova fórmula seja posta em prática.

Em eleições pretéritas, houve casos, aqui na Bahia, de candidatos que estavam liderando as pesquisas e que ganhariam as eleições segundo o IBOPE, ainda no 1º Turno, perderam inexplicavelmente o pleito de maneira terrível, invertendo todas os prognósticos anteriormente divulgados, fatos que deixaram os institutos de pesquisa de 'saias justas', como diz o gaúcho. Ora por diante, as dúvidas poderão ser 'auditadas' com o voto impresso. E se o preço da Liberdade é a eterna vigilância, a Democracia não deve ter preço.

Assim, o ministro do TSE que fique na dele, uma vez que os jornais o acusam de ter recebido este ano de 2015, além dos altos salários, verbas etc, somente em diárias, a bagatela de R$135 mil reais. E se multiplicarmos pelo número de juízes que também recebem diárias milionárias daria para financiar não só as nossas urnas, mas também as urnas dos países vizinhos, principalmente os bolivarianos, como tem feito o BNDES com aval do governo do PT.

Ricardo De Benedictis
Enviado por Ricardo De Benedictis em 19/11/2015
Código do texto: T5453849
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.