"Pede Cachimbo"

"...Prenuncio de uma semana de providencias e de Labor, o Domingo para uns é dia de Igreja, feijoada, churrasco, cerveja e na segunda feira:

Aiiiii! que Dor.

Dor, de cabeça da cerveja que o cunhado trouxe pro churrasco e você bebeu para agradar D. Maria.

De tornozelo do futebol com os amigos onde você entrou só para completar o time faltando cinco minutos para acabar o jogo.

Mas, Domingo é Domingo!

Da praia cheia e da farofa,

da piscina do clube que mais parece o trem da Central as seis da tarde.

Ah! Domingo pede cachimbo.

Que nos leva as lembranças de quando eramos criança.

Cheiro de macarronada e Frango assado, Benito de Paula a tocar na *Radiola.

Véspera de ir para a escola contar as novidades do fim de semana.

O Sitio da Vovó!

A Praia.

O Futebol.

Domingo é dia de esquecer que sexta ficou em casa olhando o Facebook e não foi pra balada curtir.

Do Mico que pagou no Sábado dançando Kuduro na Boate cheio de RedBull e Red Label, achando que quela garota iria te achar eclético e moderno.

Domingo é dia de descanso quase eterno, em que não queremos fazer nada e a preguiça deixa de ser pecado para ser capital de investimento.

Dia em que o Cunhado traz mas uma namorada com biquíni de acabar casamento para tomar banho de na Piscina em sua casa.

Domingo na verdade é um dia que parece que não terminar e o final pode ser Fantástico ou Topa tudo por Dinheiro.

Domingo é Domingo de Janeiro a Janeiro, exceto no carnaval onde ele tem ares de Segunda Feira gorda.

Não a da Ribeira, pois esta tomou Herba Life e hoje frequenta a Academia de Musculação da Baixa do Bonfim.

Domingo!

Domingo é assim, queremos acordar de chinelos mas, tem aquele batizado as sete da manha.

Domingo é dia de Musica!

Melodia, Djavan e mais o que quiser.

Para alguns Psirico para outros Tom Zé,Sergio Passos, ou tanto faz.

Domingo na verdade é dia de paz para quem convém.

Até que surja ao som de um despertador uma Segunda Feira onde para alguns é um terror mas, para este que vos escreve mais um dia de labuta entre palavras e poesias.

Pode até não parecer mas na verdade a segunda é a véspera do domingo.

Perece loucura mas, é verdade a segunda é o dia da saudade.

Do que não fora feito na Sexta, do Mico do Sábado e do Cunhado que não devia aparecer, do biquíni que gerou discussão, da Piscina cheia e do futebol que você não deveria ter jogado.

Em comparação ao Domingo a Segunda é que é um dia parado.

Segunda é a preamar da semana onde a cama é o melhor lugar, para estar sem despertador ou som do aspirador de pó.

Tenham Dó! Não liguem esta coisa tao cedo.

Então boa semana e até domingo que vem!

Em nome do Pai, do Filho e de todos Amém..."

("Pede Cachimbo", by Carlos Ventura)

*Radiola=Toca Discos (LP, Compactos)/Coisas do tempo onde Domingo era Zico no Maracanã... Rzssss.