MUDANÇAS

Um dos maiores desafios de todos nós é mudar. Talvez por isso, onde quer que estejamos, tem sempre alguém dizendo: bom seria se as coisas não mudassem! No entanto, as coisas não são como dizia Parmênides, para quem a realidade era imutável, e que a mudança não passava de uma peça pregada a nós pelos sentidos. Por outro lado, a realidade não é como acreditava Heráclito, defensor ferrenho da mudança como a única certeza que de fato era real: tudo muda! A permanência das coisas era apenas uma fantasia gerada por limitações da nossa percepção sensorial.

Mas, a verdade é que quando o assunto é mudança, não é nem oito, nem oitenta. Tudo muda, mas não muda tudo! E esse fato também se aplica à vida de cada um de nós. Na inconstância do dia-a-dia, nas incontáveis possibilidades de escolha, e também na ignorância de todas as consequências dela advinda, há sempre algo de consistente que lhe sirva de substrato. Negar a mudança é tornar-se inflexível, até quando situações nos pedem mais flexibilidade; ser intolerante, até com o que é humanamente esperado se tolerar; é tornar-se dogmático frente a outras faces de uma verdade que é sempre bastante multifacetada...

Por outro lado, se mudar é uma exigência da vida, ninguém pode também viver num contínuo “panta rei” (tudo flui). Acredito mesmo que a verdadeira questão não é saber se somos capazes de mudar, pois isso é um fato; mas sim, quais as razões que fundamentam as nossas mudanças.

Quase sempre, admiro quem é capaz de mudar de opinião, de ponto-de-vista, de partido político, de uma religião por outra, ou por nenhuma delas; quem é capaz de mudar de vida, inclusive! Mas devo dizer que não é a mudança que me comove, senão as razões ou sentidos que a impulsionam. Mudar todo mundo pode! E todo mundo faz! Só que há quem mude para agradar a outros, às custas de muita sublimação de si, e esses não são autênticos. Como também não faltam os que mudam somente para se adaptar ou conformar-se a um grupo, e esses nunca serão protagonistas de qualquer revolução, individual ou coletiva, pois quem faz isso mantém o status quo. Porém, existem pessoas cuja razão para mudar se fundamenta num desejo autêntico de se tornarem seres humanos melhores. Se é verdade que não as encontramos todos os dias, mas por se tratar de pessoas que mudam buscando alcançar o melhor da essência humana, são também elas que me enchem de esperanças com relação ao futuro.

25/07/2016

Epitácio Rodrigues
Enviado por Epitácio Rodrigues em 25/07/2016
Reeditado em 15/07/2017
Código do texto: T5708132
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.