SEMENTE CENTENÁRIA 6ª PARTE

OS FUNDADORES DO ENGENHO DO RIBEIRO

Devem ser considerados como principais fundadores da futura cidade do Engenho do Ribeiro. D. Maria Guerra e Guilhermino Rodrigues da Costa pioneiros e colaborares, desde o nascimeto  do povoado, até a sua  elevação à categoria de Vila, ocorrido aos 26de dezembro de 1949.
Como verdadeiros gênios superaram as difíceis barreiras, numa época que o analfabetismo dominava os sertões. Guilhermino Rodrigues da Costa o autodidata privilegiado com uma visão muito a frente do seu tempo, e D. Maria Guerra Campos normalista formada, e dotada de uma capacidade inexplicável, realizando verdadeiros milagres, numa escola plantada no meio do mato, sem as mínimas condições e ferramentas necessárias para a jovem professora lecionar, para uma geração quase indomável.
Ambos usando recursos da natureza. Conseguiram organizar de forma satisfatória a comunidade que se formou no entorno da primitiva casa de escola construída por Guilhermino. Cujas aulas, foram ministradas por D. Maria Guerra. Lecionando seguidamente para varias gerações que aqui nasceram, e as aqui chegaram à busca do aprendizado. Enqunto isso,
Guilhermino com sua capacidade criativa procurava,  com os métodos mais favoráveis facilitasse a vida em comum.
Incluindo  a coloboração com recusos humanos  que ambos propocionaram no decorrer do tempo, através de sus filhos. No gerenciamento social do  cotidiano. Desempenhando papeis importante, não só na comunidade do Engenho, como também em Bom Despacho e regiões. Duas famílias que alavancaram de forma significativa a dinâmica social. Um exemplo deste desenvolvimento aconteceu com a rede de empresas comerciais, fundadas pelos irmãos Geraldo e Elísio Fidelis filhos de D.Maria Guerra.
A formação e o crescimento da comunidade do Engenho ocorreram sobre os reflexos espelhados pelos lideres acima citado, seguidos por seus descendentes.
O desempenho que deu ênfase a organização cultural no distrito teve como base os ensinamentos de D.Maria Guerra, que sem nenhuma discriminação educou a todos, com moral e ética. Fundamentada nos princípios da paz e na harmonia conduzida por sua maneira de ser e de agir. Um fator importante contribuindo com a formação da personalidade de todos aqueles que tiveram a felicidade de desfrutar de seu convívio, e de ser por ela educados.
O comportamento correto a maneira de agir, a conduta pacifica e harmoniosa dos filhos da terra e todos aqueles, aqui radicados, tem tudo a ver com o exemplo repassado por essa matriarca e mestra que por 33 anos, dedicou sua vida a favor do bem comum da gente de nossa terra.



(ilustração gruta santa Rosa de Lima foto arquivo pessoal)







 
Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 26/01/2017
Reeditado em 28/01/2017
Código do texto: T5893531
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.