Vou lhe contar um segredo...

Tenho uma certa reserva com pessoas que gostam de contar segredos. Talvez porque os dicionários sejam bastante explícitos na definição: segredo (s.m) "aquilo que não se deve revelar"; "aquilo que só é conhecido de uns poucos"; ou talvez seja por causa de um provérbio que li, anos atrás, que dizia: “segredo entre três, só matando dois!”

Com relação ao provérbio, abstraindo da apologia ao crime, que não concordo, o resto me parece fazer muito sentido. O segredo, para continuar secreto, só pode ser conhecido por aqueles que vivenciaram uma mesma situação e que, por alguma razão, não podem ou não devem torná-la pública. Então, quando alguém diz que vai contar um segredo, a afirmação correta seria:

- Vou lhe contar uma coisa que até agora era segredo!

Pois, todo aquele ou aquela que revela a alguém um segredo, ou seja, algo que não era para ser contado, o transforma em uma fofoca em potencial. O que é uma fofoca!? Caso não saiba, a definição de fofoca é: uma coisa que se conta a alguém, seguido da seguinte recomendação: “não conte a ninguém!”. Esse alguém, por sua vez, conta a outra pessoa com a mesma recomendação: “não conte a ninguém!”.

Por isso, toda vez que alguém diz que vai me contar um segredo, descubro a quem jamais devo revelar "aquilo que só é conhecido de uns poucos": um segredo.

Epitácio Rodrigues da silva

21/02/2017

Epitácio Rodrigues
Enviado por Epitácio Rodrigues em 22/02/2017
Reeditado em 22/02/2017
Código do texto: T5920733
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.