SEMENTE CENTENÁRIA 20ª PARTE

O PRIMEIRO AVIÃO QUE SOBREVOOU O ENGENHO

Outra história verídica também envolvendo dona Geralda ocorrida , antes da morte de seu esposo.
Có era o apelido de um pobre coitado que vivia da dependência alheia, embora tendo família. Era idêntico ao Tiréis, o Ícaro sonhador que tentou voar. Vivia à custa dos outros.
Nessa época dona Geralda residia nas imediações da Irara, que fica no final da atual Rua Pedro Major, sentido Rio Picão.
Era domingo, dia de frango caipira para o almoço. Có se fazia presente aguardando para filar a bóia, fato corriqueiro na sua rotina pela comunidade afora. Na casa da professora, alguns familiares reunidos, convidados para o almoço. Tudo pronto eis que de repente um barulho ensurdecedor vinha pelo alto.
Correram todos para o terreiro, foi um privilegio para o grupo. Viram o primeiro avião, ou seja, aeroplano a surgir no céu do Engenho do Ribeiro, e passou justo ali, a poucos metros acima de suas cabeças, muito se falava naquela engenhoca voadora, mas aqui era o primeiro a ser visto.
Ficou um tempão o grupo discutindo a respeito do formato daquele troço até então inédito. Exceto o Có que não deu a mínima bola pelo acontecimento.
Famintos entraram para o almoço, eis a grande surpresa, do frango caipira só restavam os dois pés e a cabeça. A melhor parte o Có devorara tudinho.
Fato verídico contado por dona Geralda na sala de aula.


( Foto aruqivo pessoal - réplica do avião  de Sacadura Cabral que aventurou realizando  a primeira viagem de Lisboa ao Rio  de Janeiro ataravessando o atlantico sul -lLisboa Portugal)



 
Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 24/04/2017
Reeditado em 01/05/2017
Código do texto: T5979545
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.