TODO PODER É DADO POR DEUS.

IGREJA PODER E MISSÃO

Por Honorato Ribeiro dos Santos.

As Primeiras comunidades cristãs, até o começo do século primeiro ao século três, eram chamadas de NAZERENOS, que era o nome que os romanos chamavam os seguidores de Jesus Cristo. Estes cristãos viviam clandestinamente por causa das perseguições dos soldados romanos e dos judeus que preservavam a lei Moisaca, isto é, o judaísmo. Para os judeus, Jesus foi um intruso e com doutrina subversiva e por isto denunciaram a Pôncio Pilatos, governador romano, como o homem que estava anunciando a destruição do Templo e do poder de Estado de Roma. Mas Jesus veio com uma nova doutrina de amor a todos sem exceção. Ele não veio destruir a Lei, mas ampliá-la para vivermos como irmãos unidos na mesma fé e na mesma crença de um só Deus verdadeiro, e que Ele O chamava de Pai. Pai nosso que está no Céu...

Jesus anunciava o Reino dos céus e escolheu para serem seus discípulos e apóstolos, e também apóstolas, homens pescadores; e como líder Simão Pedro. Mas Jesus não criou hierarquia de poder, como diácono, padre, bispo, papa, cardeal, igreja instituição. Ele não criou poder nenhum, mas viver o que Ele ensinou e anunciou um novo Reino dos Céus e não deste mundo. Ainda deu este recado forte: “Eu não sou deste mundo; quem quiser me seguir odeia este mundo e carrega a minha cruz”. “Quem amar mais seu pai, sua mãe, seus irmãos, seus amigos, suas terras, seu ouro e sua prata mais do que a mim, não é digno de mim”. Esta é a doutrina que Jesus ensinou seus discípulos e discípulas: “Amai a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a ti mesmo: Eis aí a Lei e os profetas”. Perante estes ensinamentos Dele, poderemos afirmar que ele jamais criou instituição religiosa nem oficializou a sua doutrina. Jesus morreu pregado numa cruz como um maldito, nos anos 30.

Paulo, o perseguidor dos cristãos converteu-se nos anos 49 e foi ele que trouxe para nós todos os ensinamentos de Jesus. Se não fosse Paulo, não sabíamos quem era e quem foi Jesus Cristo. Em cada casa ele convertia todos e batizava em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Nas suas epístolas a gente não encontra Paulo batizando na Trindade, mas pela conversão e só batizava adulto, criança não, pois a conversão é arrepender-se de seus pecados e transformar-se em uma nova criatura do Reino de Deus. Uma criança não sabe o que significa conversão e nem o que significa viver a vida de Jesus e ainda ir anunciar o evangelho. Foi a igreja católica que criou o batismo de criança. Jesus na sua vida pública Ele não batizou ninguém e nem mandou batizar ninguém. Somente depois que Ele ressuscitou e apareceu aos apóstolos e disse-lhe: “Ide pelo mundo afora e batizai a todos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; eis que estarei convosco até a consumação do século”.

A missão de cada um de nós cristãos é viver a vida cristã, anunciar o evangelho aos que não sabem viver cristamente, e ser missionário sem que ninguém e nem instituição nenhum poderá impedir-nos de evangelizar. É óbvio, que para anunciar o evangelho, é preciso saber a doutrina cristã e formar-se em teologia eclesiástica e saber expressar com evidência e clareza da doutrina dos apóstolos. Paulo chamou os batizados de santos. Santo não é aquele que faz milagre, mas o que anuncia o evangelho e a ressurreição de Jesus Cristo. Santo é todo aquele que foge do pecado, mesmo sendo pecador a não pecar mais do que nasceu já no ventre de sua mãe. Somos todos nós a igreja viva de Cristo vivo entre nós. Quem vive a vida cristã não poderá alienar-se a este mundo de sigla partidária a fazer inimigos a defender o que não é de fato a nossa missão. Somos apenas obedientes aos que Deus escolheu para governar, quer seja o rei, o governador, – E hoje temos presidente da República – pois todo poder e dado por Deus. O respeito está acima de tudo e Deus acima de todos. Ser cristão é uma nova criatura que com coragem combate as injustiças sociais, política e religiosa. “Sede santo como vosso Pai do Céu é santo”.

hagaribeiro.

Zé de Patrício
Enviado por Zé de Patrício em 07/04/2019
Código do texto: T6617606
Classificação de conteúdo: seguro