TENOLOGIA VERSOS TRADIÇÃO

TECNOLOGIA VERSOS TRADIÇÃO

No Jogo da vida entre a tradição e a tecnologia, não tem como negar, a tradição jamais será a vencedora. Equipada pelos bons costumes, a cada dia a histórica tradição Vai perdendo sua condição de sobreviver, frente ao avanço tecnológico. Sem fôlego e respirando com dificuldade ela está agonizando. Enquanto a tecnologia avança de uma forma assustadora. Não podemos negar a ela o seu trono. Ela nasceu nobre soberana de sangue azul e com o poder para dominar o universo. Mas como todo sistema tem seu lado negativo, em alguns casos se tornam nocivo ao ser humano. Principalmente no caso das crianças. Se não houver um controle na educação dos pais, através de palestras e até algum seminário no sentido de educarem seus filhos no uso da internet, esse sistema poderá danificar a humanidade do futuro. A criança atualmente vive muito além do que deveria ser sua verdadeira realidade.
Caminhando hoje pela manhã aproveitei o momento de liberdade, contemplando a bela paisagem e os murmúrios da natureza ao amanhecer. Pude então refletir um pouco sobre as condições de vida no meu passado, aquela tradição cafona como dizem os jovens, atualmente. Época em que a mãe natureza nos alimentava em tudo, de forma limpa e sadia. E a simplicidade se fez presente em nossa caminhada vida afora.
Sai às cinco horas da manhã, tudo calmo apenas um trabalhador que aguardava o patrão, estava deitado sobre um banco de cimento na porta de minha loja. Brinquei com ele perguntando:
-E ai amigo seu colchão deve estar muito duro?
-Ta nada, pelo menos não tem nenhum nó da palha de milho, como antigamente cutucando minha costela-, o senhor já dormiu em colchão de palha de milho? Perguntou-me ele!
--Ah se já dormi -, não só dormi como já tomei muitos banhos usando bucha de palha de milho rasgada em tiras com um garfo de mesa, e com o sabão preto fabricado de osso de vaca com a di coada, ou liquada como queira o leitor, produto extraído do barrileiro de cinza.
Neste ínterim o patrão apanhou o empregado e eu segui meu roteiro refletindo.
Gosto de caminhar pela manhã, agora como não tem mais o horário de verão e como dizem meus conterrâneos este horário de Deus é uma delicia. Corrida maluca, nos basta essa do tempo, que parece passar sem a gente perceber. Embora ele seja o mesmo. Não mudou nada, o que mudou fomos nós, com os excessos de compromissos e não vemos sua passagem pela vida.
Continuei minha caminhada viajando no passado, recordando tanta coisa, imaginando como é perfeita a obra de Deus, nos dando a capacidade armazenar na memória nossa convivência com personagens que já partiram, mas deixaram gravados em nossa mente sua imagem, sua voz e tantos outros comportamentos que o identificaram por sua vida afora. Lembro-me de minha saudosa mãe descascando arroz no pilão para preparar as refeições, socando barrileiros com a cinza da palha de feijão para fabricar sabão, carregando enormes fixes de lenha na cabeça, lavando roupas na unha, nos córregos de água corrente, não tinha si quer uma escova como hoje existe. Em fim caminhar é uma ótima terapia, refletindo somos capaz de traçar um mapa imaginário dos locais onde fomos criados reviver o passado por onde andamos, com toda perfeição. Ai está um dos benefícios de uma caminhada, respirando o ar puro e contemplando a obra de Deus o arquiteto universal, nosso pai e criador.


ILUSTRAÇÃO ARQUIVO PESSOAL
Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 05/10/2019
Código do texto: T6761688
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.