O UMBIGO E SUA ENIGMÁTICA MACIA


Você sabe onde enterraram aquela pequena parte que restou do seu cordão umbilical, que caiu há alguns dias após o seu nascimento.
Antigamente nossos antepassados tiveram um cuidado muito especial com aquela pequena película com a qual as mães gestantes nos alimentaram de forma mágica com todo carinho e cuidado. Ela foi o elo mais sublime no contato entre mãe e filho na criação da vida, de todos os mamíferos existentes no universo. Como é bela e sublime a obra da criação divina, nos encantando com a onipotente e perfeição de Deus.
"A história do enterro do umbigo parece ter uma explicação simples.”
No centro urbano os pais procuraram sempre as áreas mais nobres para enterrar os umbigos dos filhos, com o propósito de que os mesmos se tornassem nobres e bem sucedidos na vida. Se formando em médicos, engenheiros, grandes comerciantes e outras mais profissões. Na zona rural, as parteiras entregavam para a família da gestante todo o resíduo que "sobrasse" do parto. O que iriam fazer com aquilo? Jogar no lixo? Seria um gesto de selvageria. O certo seria descartar de uma forma respeitosa e digna. Enterrar sempre foi o gesto mais humano encontrado pelos pais. Afinal estavam devolvendo à terra de onde vieram, os resíduos da criação divina retirados do pó. Tudo era necessariamente enterrado. Quando eu nasci rezava a tradição que de acordo com o ambiente, onde o umbigo fosse enterrado o destino influenciava, no futuro e no sucesso profissional de cada individuo, determinando o seu comportamento. Assim os pais escolhiam o local de acordo com sua ambição desejando ver seu filho bem situado na vida! Com o tempo, como costuma acontecer, aquilo foi virando um ritual. Passou-se a procurar um lugar especial para receber o cordão umbilical e criou-se uma lenda recomendando que fosse inconveniente esperar muito para fazer a "cerimônia". Porque se um rato pegasse o umbigo e o levasse embora. Poderia a criança se transformar em ladrão quando crescesse... A ansiedade de pais e mães para garantir um bom futuro para seus filhos deve explicar essa "plantação" de umbigos Brasil afora. Embora seja um mito essa crença folclórica que se criou traçando o destino de cada um através dessa metáfora.
Pena que seja mera superstição, o certo é que, só a educação funciona e, mesmo assim, sabemos que não é uma fórmula tão perfeita e sólida "porque não são todos, mas parte dos responsáveis pelos recursos que a matem acessível a todos, ao que parece tiveram seus umbigos levados pelos ratos. Isso se realmente a influencia deste conceito enigmático, de que, o destino do umbigo irá prevalecer de fato, na formação da personalidade do ser humano.

LEMBRETE::
Cuidado jovens gestantes residentes no entorno de nossa capital federal, não permita que seu marido vá enterrar o Umbigo do seu filhinho nos jardins dos três poderes no planalto central!

OBS:
o que me motivou a escrever sobre esse tema foi à foto que ilustra o texto, um conjunto de arvores em uma de nossas propriedades rural, na fazenda matão. Entre as arvores que aparecem com as flores cor de rosa estão as verdes. São exemplares de bálsamos, onde junto às mudas foram colocados por mim, os umbigos de os meus netos mais velhos. O bálsamo é madeira nobre e perfumosa, foi utilizada no passado na fabricação de carro de boi e outros móveis domésticos. Pode simbolizar muito bem a paz e a harmonia no seio familiar. O quanto aos umbigos de meus netinhos mais novos, Otávio e Alicia, tiveram o mesmo destino, porem em nossa outra propriedade na fazenda Picão, Tendo eles com suas próprias mãozinhas os colocados junto com uma muda também de bálsamo. E que por sinal já esta bem crescidinha.
.

(obs: imagem arquivo pessoal)
Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 11/10/2019
Reeditado em 11/10/2019
Código do texto: T6766994
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.